Marcos Delamore
A comunidade de Paraíso, em Mariana, na Região Central de Minas Gerais, passou a contar, a partir da última terça-feira (13), com um novo sistema de abastecimento de água potável. A obra visa encerrar um histórico de dificuldades enfrentadas pelos moradores e trazer uma melhoria no acesso à água potável no município.
A obra vai beneficiar diretamente 40 famílias, garantindo água de qualidade para consumo, higiene e a segurança hídrica da comunidade. Foram implantados três reservatórios de 20 mil litros, totalizando 60 mil litros, para assegurar o fornecimento contínuo do recurso.
Durante a entrega, o prefeito Juliano Duarte (PSB) destacou a importância do investimento para a melhoria da qualidade de vida dos moradores. “A água chegou no paraíso. Essa é mais uma ação que integra o trabalho para ampliar e garantir a cobertura da distribuição de água em toda a cidade. Mais água para a nossa população. Agradeço a toda equipe do SAAE Mariana pelo empenho e dedicação em cada uma dessas melhorias que impactam diretamente a vida da população”, afirmou Juliano.
A ação de implantação do novo sistema foi um trabalho conjunto entre prefeitura e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Mariana. Em nota, a autarquia de saneamento básico do município mineiro enfatizou o compromisso de garantir água tratada com qualidade e regularidade.
“A modernização do sistema proporciona mais segurança, eficiência e qualidade no abastecimento, além de reduzir riscos de vazamentos e contaminações. A iniciativa faz parte do conjunto de ações do SAAE Mariana voltadas à expansão e melhoria dos sistemas de abastecimento de água nos distritos do município”, diz um trecho da nota.
Moradores celebraram a entrega, considerada uma conquista histórica, já que o antigo modelo tinha capacidade de armazenamento e distribuição inferior, de 45 mil litros e que não atendia às demandas da população local, se tornando uma das principais dificuldades enfrentadas pela comunidade.