Um Comitê de Ética de Enfermagem acaba de ser implantado no Hospital Monsenhor Horta, em Mariana. Este tipo de comissão tem como principais objetivos fortalecer a ética na prática de enfermagem, divulgar o Código de Ética entre os profissionais, promover reuniões e orientações com o tema, emitir pareceres sobre dilemas éticos, fiscalizar o exercício ético da profissão, fiscalizar a qualidade dispensada à clientela, além de averiguar denúncias ou fatos antiéticos.
A Comissão de Ética de Enfermagem atuará no hospital a partir de condições dadas pela gerência de enfermagem. O órgão representativo teve sua composição votada por eleição direta entre dezenas de colaboradores.
Segundo a diretoria do Hospital Monsenhor Horta, a comissão será independente e combaterá, principalmente, o exercício ilegal da profissão. O órgão poderá receber também notificações e denúncias a fim de ampliar a qualidade e o compromisso de seus funcionários.
A presidente da Comissão é a enfermeira Franciane Santos Sant’Anna, o vice-presidente é o enfermeiro Eloísio Henrique Cota Souza, a secretária é Rozebel Soleani Damas, e os membros efetivos são os técnicos em enfermagem, Efigênia Severiano, Alexandre Luis Oliveira, Jusimar da Silva Bezerra e Lunara Cristina Rodrigues.