Construção faz parte das obras emergenciais do executivo municipal. Imagem: Carlos Daniel/ Comunicação Prefeitura de Mariana
Por: Amanda de Paula Almeida
Iniciada no começo deste mês, a construção de uma bacia de amortecimento na entrada do bairro Morada do Sol faz parte de um conjunto de ações da Prefeitura de Mariana voltadas à redução dos impactos das chuvas e redução dos históricos alagamentos na região. Em um primeiro momento, as modificações incluíram a limpeza da área e a marcação do terreno, realizada com o auxílio de uma equipe de topografia.
O grande objetivo da construção de uma bacia de amortecimento é reduzir o fluxo da água da chuva que escoa para o canal subterrâneo sob a Travessa Monsenhor Rafael Coelho, controlando a vazão e evitando sobrecargas do sistema de drenagem urbana. Com isso, será possível minimizar riscos de enchentes, garantindo mais segurança para a população e preservando a infraestrutura da cidade.
O Secretário de Obras, André Belico, explicou como funcionará essa bacia de amortecimento: “Quando a gente tiver em um período chuvoso, quando esse volume de água for muito acima da capacidade de descida do canal, essa bacia vai conseguir fazer a retenção dessa água e evitar os alagamentos na parte mais a jusante. Em um segundo momento, nós vamos entrar na revitalização desta canalização”, afirmou.
A previsão é de que a obra seja concluída em aproximadamente três meses. Imagem: Redes Sociais/ Juliano Duarte