Oferecer alimentação saudável às crianças é um item fundamental para que elas tenham educação de qualidade. É por isso que a Prefeitura de Mariana investe na merenda escolar. Por dia, são servidas aproximadamente 13 mil refeições, preparadas com ingredientes frescos, nutritivos e com cardápios elaborados por duas nutricionistas e supervisionado pela Secretaria Municipal de Educação.
O menu inclui nutrientes necessários para o crescimento e o desenvolvimento das crianças. Arroz com feijão, macarrão ao molho, bambá de couve, carnes, ovos cozidos com cheiro verde, saladas de beterraba, alface, tomate, cenoura e brócolis, leite com achocolatado, biscoitos, proteína da soja e frutas de primeira qualidade estão entre os itens que compõem o cardápio da merenda escolar.
De acordo com a coordenadora da Merenda, Karina de Castro Xavier, são servidas 2 refeições por dia para os alunos, o que tem totalizado uma média de R$ 200 mil. “A merenda escolar não é um simples ato de servir o aluno. Ela é um componente pedagógico. Por isso estamos investindo. Afinal, a alimentação é fundamental para que nossos estudantes tenham energia para aprender e se desenvolver”, disse.
Além do investimento na qualidade da merenda, os materiais escolares para professores e alunos também é prioridade para a Prefeitura de Mariana. O valor do investimento é de quase de R$ 175 mil durante o mês de fevereiro. Foram entregues materiais para os alunos das Creches, Educação Infantil e Ensino Fundamental. Cada um dos 6.500 alunos receberam materiais referente ao seu ano letivo como cadernos, lápis, borracha, cola, lápis de cor, kit de geometria e outros.
Segundo o coordenador de Serviços de Patrimônio da Educação, Fabiano Rodrigues, todas as escolas já receberam os materiais, sendo que todo mês será feito reposição do que for necessário. Ele ainda ressalta que a direção da escola é a responsável por fazer a distribuição para os alunos e informar a Secretaria sobre a quantidade e tipo de materiais que precisam para completar o estoque.