O período chuvoso já está entre nós e deve permanecer até meados de março de 2018. Motivo de alívio, já que a cidade passou por um intenso período de estiagem e queimadas, mas também de atenção, já que ele agrava algumas situações de risco e pode colocar em perigo a nossa população.
É pensando nisso que a Prefeitura e a Secretária de Obras e Planejamento Urbano estão trabalhando em estruturas de contenção e muros de arrimo desde o inicio do ano. Várias obras já foram realizadas até o momento, como a contenção das margens de cursos d’água no bairro São José e Dom Oscar e estruturas de contenção no Santa Rita de Cássia, no Santa Clara, Cabanas e Rosário. Esses são alguns exemplos, mas outras obras ainda estão previstas e devem continuar acontecendo pela cidade.
O mapeamento dos locais com necessidades de intervenções acontece a partir de visitas para vistorias que são realizadas pela equipe técnica da Secretária de Obras, tudo isso após o recebimento de relatórios da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) ou por solicitações dos próprios moradores.
Todo cidadão pode solicitar pessoalmente uma vistoria, é só entrar com um requerimento por escrito junto à Defesa Civil ou no Departamento de Documentação e Arquivo e estar com cópias do CPF e do RG em mãos. Essas obras são realizadas na intenção de conter um terreno, um talude ou uma encosta. Elas são necessárias quando existe um desnível no terreno, muitas vezes causado pela ação humana na intenção de conseguir uma maior área para construção, mas também podem acontecer em cabeceiras de ponte e na estrutura e canalização de cursos d’água.
Tais obras são essenciais para garantir a segurança de todos os cidadãos, mas é importante lembrar que o acompanhamento de um profissional capacitado e devidamente habilitado faz toda a diferença para a efetividade e qualidade da obra. Para maiores informações, ligue 199 e fale na Defesa Civil.