Reunião foi marcada em resposta ao requerimento dos vereadores Ronaldo Bento e Samuel de Padre Viegas. Imagem: Cemig/ Divulgação / Por: Amanda de Paula Almeida
Na quinta-feira (3), representantes da Cemig compareceram à Câmara Municipal de Mariana para responder a requerimentos dos vereadores Ronaldo Bento (PSDB) e Samuel de Padre Viegas (Republicanos). O primeiro, protocolado sob o número 103/2025, pedia esclarecimentos sobre os rumores de encerramento do polo de atendimento da empresa na cidade. Já o segundo (nº 107/2025) questionava a obrigatoriedade de moradores dos distritos enviarem a leitura do medidor pelo aplicativo para ter acesso à conta de luz.
Requerimento nº 103/2025
No requerimento nº 103/2025, o vereador Ronaldo Bento solicitava uma reunião com a Cemig para esclarecer rumores sobre o possível fechamento do polo da empresa no município.
Além disso, durante a reunião, o vereador questionou a mudança constante de local do polo de atendimento, que muitas vezes ocorre em lugares inadequados para servir a comunidade. Ele sugeriu uma parceria entre a Prefeitura e a Cemig para estabelecer um local fixo e apropriado para os atendimentos.
Quanto ao questionamento sobre o encerramento das atividades, o analista de relacionamento da Cemig, André, esclareceu: “Como foi dito no ofício, há rumores, isso não procede. Não tem essa questão de fechamento do ponto de atendimento”.
Sobre a possível parceria para um espaço adequado, o representante Vitor explicou: “Têm uma série de coisas que têm que ser analisadas, mas em caso de concessão de espaço, nós podemos averiguar. Provavelmente é possível estruturar um acordo para um local mais acessível às pessoas”. Ele destacou que a empresa enfrenta dificuldades para encontrar locais com aluguel acessível, mas que levará a proposta aos responsáveis.
Cemig também esclareceu sobre a leitura dos medidores. Imagem: Câmara Municipal de Mariana/ Redes Sociais
Requerimento nº 107/2025
Em resposta ao Requerimento n° 107/2025, do vereador Samuel de Padre Viegas, a Cemig foi questionada sobre o atual sistema de leitura de medidores. O parlamentar relatou ter recebido diversas reclamações de moradores de distritos do município sobre a exigência de envio de fotos dos medidores por meio digital para cálculo do consumo e emissão da fatura.
O vereador destacou que muitos moradores enfrentam dificuldades como falta de acesso à internet, ausência de smartphones e limitações no uso de tecnologias digitais, fatores que, segundo ele, comprometem significativamente o acesso universal e contínuo ao serviço.
Aldair José, representante da Cemig da área de Gestão de Contrato do Leitor, explicou que o sistema de leitura, terceirizado há mais de 20 anos, foi afetado pela recente evasão de funcionários, prejudicando a coleta de dados. Como solução temporária, o faturamento está sendo calculado com base na média de consumo dos últimos 12 meses, sendo que o envio da leitura não é obrigatório.
A previsão é de normalização do serviço até julho, com a conclusão do treinamento da nova equipe. Além disso, assim que as leituras voltarem a ser executadas os valores serão corrigidos, lembrando que o usuário tem até cinco anos para questionar as cobranças. “Quando se fala em média, não é que a Cemig está cobrando a mais, às vezes está cobrando a menos. Assim que a leitura for executada será realizado o ajuste”, explicou Vitor, analista de relacionamento com o cliente da Cemig.