Cachoeira do Brumado, distrito de Mariana, mais uma vez, é palco das tradições, gastronomia mineira e atrações culturais entre os dias 12 e 15 de julho. Isso porque a comunidade realiza a tradicional Festa da Panela de Pedra, que chega em sua 13ª edição.
De acordo com um dos organizadores do evento e membro da Associação de Moradores, Evanicio Ramos, a primeira festa da panela foi realizada para, além de oferecer um momento de lazer, divulgar o local e a cultura. “Queríamos trazer os turistas para conhecerem Cachoeira do Brumado e as riquezas do distrito, como a panela de pedra e o tapete de sisal, fonte de renda para muitas famílias. O evento propicia isso”, afirmou.
Para essa edição, o prefeito Duarte Júnior repassou R$ 68 mil para a Associação de Moradores realizar o evento. “Sabemos o quanto a Festa da Panela de Pedra é importante para a comunidade. Além de divulgar as riquezas do distrito, ela atrai um número muito grande de turista. Isso é bom para a economia local. O artesão vende, o comerciante vende e as pousadas ficam cheias”, afirmou o prefeito Duarte Júnior.
A Festa da Panela acontece sempre no mês de julho e devido sua proporção recebe apoio da Prefeitura de Mariana, passando a fazer parte do Calendário Oficial de Eventos do município.
Como chegar – Saindo da rodoviária de Mariana, sentido a Ponte Nova, basta percorrer 19 quilômetros e entrar à direita, em um trevo sinalizado com o nome do distrito. Em seguida, percorra mais 8 quilômetros até a Praça João Ramos, onde será o evento. A estrada é estreita e bastante sinuosa.
Conheça o distrito – Cachoeira do Brumado registra um grande legado histórico, sobretudo no artesanato e na arte, que extrapola os limites do município de Mariana e região. Os artigos feitos em pedra-sabão, madeira, pita e sisal, objetos de apreciação e comercialização dentro e fora da comunidade, são preparados de maneira artesanal e tem um acabamento primoroso.
Quem visita o distrito, além de levar um pouco da história e da cultura dos cachoeirenses, pode se divertir com a família e amigos na famosa queda d’água de 14 metros de altura. Bem próximo da queda d’água há o Memorial dos Tropeiros, um espaço criado para relembrar a história de homens que viajavam por dias no lombo dos burros levando as panelas fabricadas com a pedra-sabão. Construída de pau a pique, a casa possui diversas peças que retratam os usos e costumes daquela época, além de fotografias dos tropeiros e paneleiros do distrito.
13 de julho (sexta-feira):
- 20h – Culto Evangélico
- 22h – Abertura Oficial
- 23h30 – Show com Talis e Welinton
14 de julho (sábado):
- 11h – Abertura do Restaurante
- 14h – Pedro Chaves
- 15h – Oficina de Capoeira
- 16h – Juninho Santos
- 18h – Mayara Rodrigues
- 19h – Quadrilha das Mamonas
- 21h – Homenagem a Mário Ramos
- 22h – Show Silvani Monte Negro
- 00h – Show com Gutto Campelo
15 de Julho (domingo):
- 9h – Retreta com as Sociedades Musicais Oito de Dezembro, de Cachoeira do Brumado, e Nossa Senhora da Conceição, de Furquim
- 14h – Tomas
- 16h – Carla Sceno
- 16h – Congado da Barroca
- 18h – João Carlos e Thiago
- 20h – Quadrilha Acaiaca
- 22h30 – Chama Chuva