Medidas foram apresentadas pelo secretário Pedro Mol. Imagem: Amanda de Paula Almeida
Por: Amanda de Paula Almeida
Na noite desta quarta-feira (2), a Prefeitura Municipal de Mariana, por meio da Secretaria de Diversificação Econômica, Tecnologia e Inovação, lançou o “Programa Avança Mariana”. Na ocasião, o secretário da pasta, Pedro Mol, apresentou um plano estratégico voltado para o desenvolvimento e a diversificação econômica do município.
O programa irá contemplar uma série de ações voltadas para a diversificação da economia local, que deverão ser desenvolvidas durante um prazo de três anos. Durante sua explanação, Pedro Mol destacou as transformações e iniciativas implementadas para modernizar a economia do município. Entre elas, a mudança no nome da secretaria, anteriormente chamada de Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que reflete a necessidade de adaptação aos novos cenários pós-pandemia e ao avanço tecnológico, incluindo a inteligência artificial e outras inovações.
O plano contempla iniciativas específicas, como a construção do distrito empresarial, a implementação da Lei de Liberdade Econômica, a modernização do SINE, a manutenção do programa Impulso Mariana e do projeto multiplicAÇÃO, a reformulação do Conselho Municipal de Desenvolvimento e Diversificação Econômica, Tecnologia e Inovação (COMDETI), a aplicação da lei “Construindo Juntos” e parcerias estratégicas com instituições como Sebrae, Senai e o Observatório Econômico.
O evento lotou o auditório do Colégio Providência com autoridades do governo municipal, empresários e moradores. A presidente da Associação Comercial Industrial e Agropecuária de Mariana (ACIAM), Ana Cristina Coura Mol e Silva, expressou satisfação com os programas anunciados pela prefeitura e também reforçou a atuação da associação em parceria com mineradoras, empresas contratadas e a prefeitura, trabalhando conjuntamente pelo desenvolvimento econômico de Mariana. “É um momento que todos esperavam, de mais oportunidades para as empresas de Mariana”, afirmou a presidente.
Distrito Empresarial
O Distrito Empresarial de Mariana, projeto estratégico para a diversificação da economia local, já conta com R$19 milhões em recursos aportados no BDMG. A iniciativa visa criar um ambiente favorável ao crescimento econômico, desenvolver uma nova matriz produtiva e reposicionar o município como polo de negócios além do setor mineral.
Entre os objetivos destacados estão a geração de empregos e renda, o aumento da arrecadação municipal e a qualificação da mão de obra. O projeto prioriza empresas sem vínculos diretos com a mineração, seguindo critérios específicos de competitividade. Pedro Mol ressaltou que a seleção das empresas será feita por meio de um processo transparente, no qual as melhores propostas serão escolhidas: “Uma das premissas é que as empresas que serão locadas no distrito empresarial não terão vínculos diretos à mineração. Isso são fatores importantes, além de questões ambientais, geração de emprego e outras premissas também”, explicou o secretário.
Lei de Liberdade Econômica
A Lei de Liberdade Econômica tem como objetivo facilitar a abertura e o funcionamento de empresas, reduzir a burocracia e impulsionar o desenvolvimento econômico local. A iniciativa se compromete a oferecer segurança jurídica, autonomia empresarial e processos digitais mais ágeis, permitindo que os empreendedores abram ou encerrarem seus negócios de forma rápida e segura.
“O nosso objetivo é esse: se você quiser abrir uma empresa, você vai abrir essa empresa rapidamente, de forma segura. Se você tiver que fechar essa empresa, você vai fechar ela. Você vai ter seu alvará. A gente tem que regularizar as questões do município, dar legalidade aos processos”, explicou Pedro Mol, o secretário.
SINE
Um dos grandes lançamentos ficou por conta da plataforma “Emprega Mais 360”, uma solução digital integrada que conecta candidatos a empregos, empresas e oportunidades de qualificação. Com recursos como geolocalização inteligente, currículos digitais com QR Code, análise comportamental por IA e módulos exclusivos para microempreendedores, a ferramenta busca democratizar o acesso ao mercado de trabalho, incluindo agendamento de entrevistas online e ferramentas de RH para empresas.
Impulso Mariana e MultiplicAÇÃO
Os programas “Impulso Mariana” e “MultiplicAÇÃO” já começaram a acontecer no município mesmo antes do lançamento oficial. Enquanto o “Impulso Mariana” é uma série de rodas de conversa com lideranças locais, comerciantes e empreendedores, com o objetivo de debater medidas que estimulem o crescimento econômico do município. Já o “MultiplicAÇÃO”, que prevê a promoção itinerante do SINE e o atendimento do MEI mais próximo da população.
COMDETI
Um dos grandes anúncios da noite foi a implementação de um inédito Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico, acompanhado da reformulação do Conselho Municipal de Desenvolvimento e Diversificação Econômica, Tecnologia e Inovação (COMDETI), em uma iniciativa que promete revolucionar o apoio aos empreendedores e empresas do município. O projeto, que já está em fase final de análise interna, será enviado para apreciação da Câmara Municipal nos próximos 30 dias.
O fundo funcionará como uma conta específica para captação de recursos junto a parceiros, como a Vale, evitando a sobrecarga do caixa único da prefeitura. O diferencial está na governança: um conselho formado por representantes do governo, empresários e sociedade civil terá papel decisório sobre quais projetos receberão investimentos. Entre as prioridades já definidas estão o apoio a startups, capacitação de mão-de-obra e auxílio a micro e pequenos empresários que enfrentam dificuldades financeiras.
Lei “Construindo Juntos”
O secretário de Fazenda, Marlon Figueiredo, explicou sobre a lei “Construindo Juntos”, uma parceria entre as Secretarias de Planejamento, Fazenda e Governança e de Diversificação Econômica, Tecnologia e Inovação, que visa democratizar o acesso às licitações públicas. O projeto estabelece a possibilidade de subcontratação de 25% dos serviços em obras públicas para micro e pequenas empresas locais e regionais. “Muitas vezes as empresas locais não conseguiam participar por exigências de capital social ou capacidade técnica elevada. Agora terão sua fatia garantida”, explicou Marlon.
Parcerias
Por fim, Pedro Mol apresentou uma série de parcerias entre a Secretaria e Sebrae, Senai e Observatório Econômico. Um dos destaques é a construção da nova sede do SENAI na cidade, com investimento de R$42 milhões, que inclui a viabilização de terreno e a estruturação completa do espaço formativo. Entre as parcerias com Sebrae, se destaca o programa “Sebrae Delas”, que tem como objetivo a aceleração do empreendedorismo feminino. Já em relação ao acordo com o Observatório Econômico, o município passará a monitorar indicadores econômicos locais, coletando e analisando dados sobre crescimento na economia, geração de emprego e qualidade de vida. Com destaque para a criação do “Índice de Preço de Mariana” que medirá a inflação local.
Grande público acompanhou o anúncio das medidas. Imagem: Amanda de Paula Almeida