Fala de Dom Airton abriu a sessão ordinária na Câmara Municipal. Foto: Paulo César Gouvêa/ Arquidiocese de Mariana
Por: Amanda de Paula Almeida
Durante a 7ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Mariana, na tarde desta segunda-feira (17), o Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, discursou sobre a Campanha da Fraternidade 2025 (CF) ressaltando o aspecto social da campanha. Durante sua fala, Dom Airton também exibiu o livro da CF, publicado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
A Campanha da Fraternidade é uma tradição anual da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, realizada durante a Quaresma. Seu objetivo é promover a reflexão sobre questões sociais relevantes à luz do Evangelho, incentivando atitudes concretas de solidariedade e transformação. Cada edição da campanha traz um tema específico para inspirar ações e diálogos dentro das comunidades católicas e na sociedade em geral. Neste ano, o tema é “Fraternidade e Ecologia Integral”, e busca lançar luz à discussão sobre cuidado com o meio ambiente.
Com o lema “Deus viu que tudo era bom”, a campanha trabalha com a ideia de que a palavra integral corresponde a ecologia com tudo que foi criado por Deus. Segundo o Arcebispo Dom Airton, é necessário que todos façam o seu papel para o bem da natureza: “Basta olhar onde nós estamos, é aqui que temos que cuidar da natureza. E se fizermos nosso papel, e os outros fizerem o seu papel onde eles estão, o mundo será melhor”, afirmou o Arcebispo.
Dom Airton e vereadores de Mariana ao final do discurso. Foto: Paulo César Gouvêa/ Arquidiocese de Mariana
Ao final do seu discurso, os vereadores presentearam Dom Airton com um livro sobre a Câmara Municipal, e manifestaram interesse em poder ouvir mais sobre a CF 2025. “Sua palavra tocou meu coração e me motivou a refletir sobre a Criação e cuidar do meio ambiente”, declarou o vereador Marcelo Macedo sobre as palavras do Arcebispo