O Liberal
Mariana
2 min

Alunos de Bento Rodrigues relembram tragédia e abordam o futuro em lançamento de livro

Alunos de Bento Rodrigues relembram tragédia e abordam o futuro em lançamento de livro

Na data que marcou os dois anos da tragédia, os alunos da Escola Municipal de Bento Rodrigues lançaram, no domingo (05), no Centro de Convenções, uma coletânea com livros que relembram o dia do rompimento da Barragem de Fundão e falam sobre perspectivas de futuro. Segundo a diretora da unidade escolar, Eliene Geralda dos Santos, os autores têm dez anos e os textos e desenhos foram divididos entre cinco títulos. “A ideia surgiu depois de uma professora mostrar um livro que o sobrinho havia escrito. Os alunos ficaram empolgados. São dez alunos e cada um deles escreveu sua história, a sua visão sobre o acontecido”, explicou Eliene.

Ainda de acordo com ela, a escola buscou um olhar sobre o futuro. “Precisávamos deste momento de reflexão de tudo que vivemos em Bento Rodrigues. Incentivamos os nossos alunos para que eles escrevessem sobre o que ficou de lição dessa tragédia”. O lançamento faz parte do projeto “Do passado ao presente: Futuro? Reconhecendo o tempo!”, uma ação pedagógica desenvolvida desde o início do ano com todos os alunos da escola que funciona, atualmente, na zona urbana de Mariana.

“Lindo demais os trabalhos expostos. Estar junto com as crianças nesse momento, para mim, foi muito especial. São memórias e histórias que precisam ser preservadas”, afirmou o prefeito Duarte Júnior, que esteve presente no evento.

Além da coletânea, a mostra artística reuniu trabalhos realizados pelos demais alunos da escola, como estudos sobre a história, a fauna e a flora de Bento Rodrigues, apresentação teatral e exposição de maquete que mostra como será o “novo Bento”, citando a reconstrução do distrito. “Gostei demais de escrever. A nossa turma se preparou muito para esse momento”, contou a pequena Jamily Silva.

Todos os Direitos Reservados © 2024

Desenvolvido por Orni