Encontro detalhou medidas do Novo Acordo de Mariana .Imagem: Gil Leonardi / Imprensa MG
Por: Amanda de Paula Almeida
Em reunião com o Fórum de Prefeitos do Consórcio Público de Defesa e Revitalização do Rio Doce (Coridoce), na última sexta-feira (18), o Governo de Minas anunciou a entrega de kit de máquinas agrícolas para os 38 municípios diretamente atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana. A medida foi comunicada pelo vice-governador Mateus Simões durante encontro em Belo Horizonte.
Na ocasião, também foi possível apresentar os projetos do Novo Acordo de Mariana para os próximos 20 anos com iniciativas que vão desde obras rodoviárias, reflorestamento, recuperação do rio, qualificação profissional, fortalecimento da rede assistencial, recuperação produtiva das propriedades rurais até o fortalecimento da segurança pública, além das demandas executadas com recursos previstos para as ações compensatórias.
Ficou decidido que o Fórum de Prefeitos do Coridoce fará um levantamento com os 38 municípios, para entender a demanda de máquinas agrícolas que cada prefeitura precisa. O vice-governador de Minas Gerais destacou a importância do encontro: “Esse encontro foi focado em explicar o que é, o que nós temos pela frente em termos de oportunidades e desafios (…) Podemos anunciar que agora vamos priorizar a entrega de kits de máquinas para os 38 municípios diretamente atingidos. Nos próximos dias, vamos discutir tecnicamente qual a melhor forma de fazer essa distribuição”, declarou Mateus Simões.
Durante o encontro também foi possível para os representantes da Seplag e das secretarias de Estado de Saúde (SES-MG), de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) se reunirem com prefeitos e representantes das administrações dos 38 municípios envolvidos e esclarecer dúvidas sobre a transição das ações, anteriormente conduzidas pela Fundação Renova.