Evento da vai movimentar a cena cultural da cidade na próxima semana. Imagem: Câmara Municipal de Mariana
Por: Amanda de Paula Almeida
Na próxima semana, entre os dias 9 e 12 de abril, a Academia Marianense de Letras realiza a 2ª edição da Feira Literária de Mariana (FLIMARI). O evento conta com apoio da Prefeitura de Mariana e traz como tema “Lendas Marianenses e a Arte Circense em contos e versos”. A programação contempla palestrantes, acadêmicos, músicos, contadores de histórias, artistas circenses e autores de diversas regiões do Brasil.
As atividades são voltadas para todas as faixas-etárias e tem como objetivo o incentivo à leitura, à circulação e ao consumo de livros para todas as idades e promover rodas de conversa e diversas atividades para o público de Mariana e da região. As atividades são voltadas para todas as faixas-etárias e incluem exposições na Casa de Cultura, incentivando a circulação e comercialização de livros.
Confira a programação
O pré-FLIMARI acontece no dia 9 de abril, às 14h, com um debate essencial sobre saúde mental no sistema prisional. Em parceria com a Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais e a Academia de Letras, Artes e Ciências Brasil (ALACIB), a palestra “Saúde Mental em Privação de Liberdade” será mediada por Andreia Donadon e ministrada por Luciano Guimarães.
O evento também marca o lançamento do livro UniVERSOS da Liberdade (Poética do Cárcere), do escritor marianense Israel Quirino. A atividade será realizada na Unidade Prisional de Mariana.
Na quinta-feira (10), o FLIMARI toma conta do Distrito Criativo de Passagem de Mariana. Às 14h, Gabriela Romeu e Penélope Martins se encontram na Osquindoteca para um bate-papo especial.
Mais tarde, a partir das 18h, a sede do Guarany Futebol Clube, em Mariana, recebe a cerimônia de homenagem às personalidades e instituições que marcaram a história da cidade. Neste ano, serão homenageados as seguintes personalidades e instituições: Alexandre Bahia; Escola Municipal Coronel José Brás; Waldemar de Moura Santos (in memoriam); Jojoba.
Para encerrar a noite, às 19h30, a Casa de Cultura recebe o sarau Café Barroco Cultural, repleto de música e boas histórias. No dia 11, a programação começa cedo, às 9h, com o lançamento do livro Colorindo Mariana, de Cristiano Casimiro, na Escola Estadual Doutor Gomes Freire. Às 10h, acontece o lançamento de A Noite dos Mascarados, no Colégio Flecha.
Na parte da tarde, estão previstas rodas de conversa com escritoras na Escola Municipal Cônego Paulo Dilascio e um bate-papo com Andreia Donadon e Laura Regina para os alunos da Escola Estadual Dom Benevides, na sede do Guarany Futebol Clube, ambos às 14h. Mais tarde, às 19h, a Casa de Cultura recebe uma roda de contos de assombração, prometendo envolver o público com histórias intrigantes.
No sábado (12), das 14h às 16h, a programação “Nesta rua tem” transforma a Rua Frei Durão, em frente à Casa de Cultura, em um espaço interativo, com Máquina de Brincar da Osquindoteca, o Carro Biblioteca da UFOP e uma feira de autores com lançamentos coletivos de livros.
A programação completa pode ser acessada no instagram @flimari_. Imagem: Captura de tela/Redes Sociais