Em sua oitava edição, o Salão de Arte de Itabirito entra, definitivamente, para o circuito das artes visuais de Minas Gerais, quando encerra suas inscrições com 240 portfólios, nos revelando um panorama da produção contemporânea na Região dos Inconfidentes e da capital mineira, Belo Horizonte. As obras abrangem desde o simples desenho ou gravura até as novas vertentes dos artistas autodidatas e eruditos que atenderam o nosso convite através do edital que foi lançado nos municípios de Itabirito, Ouro Preto e Belo Horizonte, com tema livre e prêmio aquisição do 1º ao 5º lugar.
Para a Comissão Julgadora, composta por Diana Vaz (Analista de Atividades Culturais do SESI/São Paulo/SP); Leandro Gabriel (Artista Plástico, Gestor do Viaduto das Artes/BH) e Rodrigo Vivas (Doutor em História da Arte, Prof. de História da Arte na Escola de Belas Artes/UFMG), não foi uma tarefa fácil avaliar e selecionar os finalistas entre os 950 trabalhos inscritos, considerando a quantidade e a qualidade das propostas.
Foram, então, selecionados os 47 melhores trabalhos para compor o catálogo. Dentre estes, 12 finalistas concorreram à premiação do 1º ao 5º lugar e os outros 07 ficaram com o titulo de Menção Honrosa.
A cerimônia de premiação, lançamento do caderno calendário e do catálogo aconteceu no dia 18 de agosto de 2017 no Teatro Municipal da Casa de Cultura Maestro Dungas, e logo após foi servido um coquetel na vernissage de abertura da exposição, onde podemos contar com a presença de autoridades, representações das parcerias, a comissão julgadora e a maioria dos artistas e seus convidados.
Dando seqüência a programação do Salão, a exposição depois de Itabirito segue para a Galeria de Arte Nello Nuno – FAOP, em Ouro Preto com abertura prevista para o dia 06 de setembro e vai até o dia 01 de outubro, posteriormente, segue para o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, no Circuito Liberdade, em Belo Horizonte com abertura prevista para o dia 12 de outubro e lá permanece até dia 05 de novembro.
Os trabalhos inscritos e selecionados apresentam uma diversidade de técnicas, linguagens e tendências, o que resultou em um Salão bem representativo da produção artística desses municípios mineiros. O resultado poderá ser conferido nas exposições, neste site arteitabirito.com.br e nas páginas do catálogo.
Artistas Convidados
Para a galeria de convidados temos, representando Itabirito Neném Michel; representando Ouro Preto Fani Bracher; e representando Belo Horizonte Yara Tupynambá. A esses ilustres artistas, nosso reconhecimento pelo talento e dedicação às artes plásticas.
Artistas Premiados
Entre os finalistas, as obras premiadas foram: 1º lugar – “Harmonia na escolha”, óleo sobre tela de Gilson Rodrigues; 2º lugar – “Alfineteiro Coração Flechado”, técnica mista – bordados e pintura sobre tecido de Rodrigo Morgiz; 3º lugar – “Retratos de Família”, fotografia digital impressões fine art sobre papel de algodão de Daniel Pinho; 4º lugar – “Sobre Locais de Consumo nº8”, óleo sobre tela de Andréa Vasconcelos; 5º lugar – “Paisagens Reveladas III”, fotografia de Cris Xavier.
Artistas Menção Honrosa
Os artistas agraciados com o título de Menção Honrosa foram: Eduardo Faria, Gabriela Silva, Isabel Castro, Maíse Couto, M. D’Zuba, Samuel Oliveira, Xikão Xikão.
Artistas Selecionados para o Catálogo
Os artistas selecionados para o catálogo foram, além dos acima mencionados: Adaiany Duarte, Alexandre Drummond, Alice Péracio, Antônio de Araújo, Bruno Duque e Gustavo Maia, Dyana Santos, Eliane Guimarães, Fred Mendes, Frederico Pessoa, Henrique Detomi, Itamara Ribeiro, Iwens Mulellos, Jade Liz, Junia Melillo, Martim Dinis, Mateus Lustosa, Mirela Persichini, Renata Laguardia, Rosilene Souza, Tatiana Barthem, Virginia Braccini, Yago Blanc.
Parcerias
O VIII Salão de Arte de Itabirito Regional é viabilizado por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais (CA nº0368/001/2014), com patrocínio exclusivo da Claro, em parceria com a Fundação de Arte de Ouro Preto – FAOP, o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, a Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Ouro Preto – ADOP, a Casa de Cultura Maestro Dungas de Itabirito e as Prefeituras de Itabirito e de Ouro Preto. Produção Sala de Ideias Soluções em Comunicação. Coordenação Geral de José Carlos Oliveira e Ubiraney Silva.