Segurança pública da cidade é preocupação geral dos edis
Os vereadores da Câmara de Itabirito abordaram o formato do carnaval da cidade na palavra livre da reunião da segunda-feira (13). A segurança pública foi outro ponto muito questionado, visto os últimos homicídios na cidade em um curto espaço de tempo. A vereadora Rose da Saúde (PSDC) iniciou a discussão ressaltando a questão dos menores no carnaval.
“De antemão eu pergunto como será a ação do Juizado da Infância e Juventude no carnaval. A Lei fala que menores devem estar acompanhados. Agora com o pagamento da entrada na área da Julifest, como vai ficar a mãe que tem dois ou três filhos?”, questionou a vereadora se referindo à festa na área do Julifest, onde será cobrada a entrada. Rose destacou que é contra a cobrança, já que a população paga impostos e a prefeitura investe na estrutura do local. “Desde o carnabirito eu sou totalmente contra a cobrança de entrada em evento em espaço público, que recebe subsídio da prefeitura, que contribui com fiscalização, funcionários que trabalharão no local, por exemplo”, concordou o vereador Rocha do PT (PT).
Outro ponto levantado pela edil é com relação à segurança pública. “Estou muito preocupada com a segurança em Itabirito. Não podemos fechar os olhos”, argumentou a vereadora, que teve o apoio do colega, o vereador Léo do Social (PHS). “Está muito preocupante. Aconteceram cinco homicídios em menos de dois meses que tiveram uma repercussão municipal muito grande”.
Já o vereador de situação, Rene Butekus (PSDB), que atualmente faz parte da diretoria de dois blocos, defendeu a mudança do circuito dos blocos, que foi uma iniciativa acordada entre a Associação dos Trios Elétricos, a Polícia Militar e a secretaria de Cultura. Sobre a cobrança, o vereador explicou que “os blocos viraram uma empresa, e essa é a única possibilidade de lucro. A prefeitura é apenas responsável por fazer o circuito. Com a crise, desde 2016 os blocos não recebem mais subsídios”, garantiu.
De acordo com a prefeitura, o ingresso para os cinco dias de folia na área da Julifest é de R$30,00 no primeiro lote para quem não quiser ou puder comprar o abadá.
Projetos
Dois projetos de Lei do executivo, um que trata do plano de cargos e salários dos servidores, e outro que altera a estrutura organizacional da administração, com a criação de mais uma secretaria, foi encaminhado para as comissões da Casa e devem ser pauta das próximas reuniões.