Ex-diretor Municipal de transportes (2005-2008), Fernando “Bolotinha”, do PSDB de Itabirito, concede ao O LIBERAL entrevista onde traça sua avaliação do governo atual, a seu ver, “sem resultados e competência para continuar o trabalho da administração anterior”. Tendo como marca a oposição combativa ao atual governo, Bolotinha rechaça críticas, reafirma posições e fala de sua experiência político-administrativa em seu primeiro mandato. Diz que sua atuação é pautada na “política de resultados”, e fala das dificuldades em encontrá-los na vereança local. Confira.
OL – Como tem sido sua experiência e qual o foco de trabalho?
FB – Quero destacar o grande desafio de ser vereador hoje em Itabirito. Estamos muito próximos no dia a dia do povo, as cobranças à administração, que não são poucas, acabam recaindo sobre os vereadores. Vamos aos bairros, a fim de conhecer os problemas das comunidades, cobramos soluções e melhorias nas tribunas da Câmara Municipal. Vale destacar nosso apoio às escolinhas de futebol, às associações comunitárias, aos grupos sociais, os atendimentos diários à população (atendemos hoje de 20 a 30 pessoas diariamente). Minha participação na gestão do ex-prefeito Juninho, como diretor de transportes, tem auxiliado sobremaneira meu trabalho como vereador. Mas não temo um foco de trabalho específico, atuamos em prol de todas as áreas e de qualquer pessoa, com um mandato de compromisso, oposição séria, ferrenha e uma política de resultados.
OL – Essas cobranças e atuação nas reuniões da Câmara trazem esses resultados?
FB – Meu relacionamento com o executivo é mínimo, justamente por que eles não aceitam minhas posições francas e contundentes, haja vista um prefeito que não sabe lidar com as críticas. Mas não mudo minhas posições. Os “resultados” é o que se vê menos no governo do Manoel da Mota. Uso a tribuna da Câmara em todas as reuniões, faço sempre indicações e requerimentos, embora a maioria sem respostas. Mas eles aparecem quando as coisas não vão bem para a atual administração, e aí qualquer coisa que se faz e fala surte resultados.
OL – Como vereador o que se percebe no contato com as pessoas?
FB – Atualmente, o índice de reclamações é muito grande, sobretudo por melhores serviços de saúde. Hoje, por exemplo, procurou-me uma senhora que não conseguiu um médico que fosse à sua casa, por falta de veículos na prefeitura para transportá-lo. Como é possível isso acontecer, já que a Prefeitura conta com uma frota de mais de 100 veículos? É esse tipo de situação que vivencio no dia a dia. Nosso governo deixou uma estrutura de saúde fantástica para a atual gestão, mas nem isso eles conseguiram manter. Aliás, como governo, conseguimos avanços consideráveis em todas as áreas, mas a gestão do Manoel da Mota não vem tendo a competência e credibilidade suficiente para continuar e melhorar o que foi feito, embora com uma estrutura e arrecadação surpreendente.
OL – Quais os avanços que não foram continuados?
FB – Inúmeros, como a adequação e reforma da frota de veículos, hoje sucateada, reforma do Cemitério, Poliesportivo, quadras, a construção do Parque Ecológico, construção de unidades básicas de saúde, Centro Viva Vida, Centro de Especialidades Odontológicas, Centro de Fisioterapia e por aí vai. Nenhuma dessas ações recebe o devido tratamento pela Prefeitura, tal como idealizamos e implantamos. Temos um problema de cunho administrativo em Itabirito. Um município com uma ótima estrutura e arrecadação de mais de 10 milhões/mensais que não tem projeto próprio e competência para investir na melhoria de vida da população.
OL – A oposição não reconhece possíveis conquistas do atual governo?
FB – Não existe uma importante ação em andamento para que reconheçamos. Aquelas que valem reconhecimento foram plantadas em nosso governo.
OL – E o Processo eleitoral? Quais as perspectivas atuais?
FB – Vou pleitear a reeleição e futuramente pretendo alçar novos vôos. Há na atual conjuntura uma grande oportunidade de nosso grupo voltar à administração, um anseio popular. As pesquisas apontam um momento propício para isso, com o Juninho na liderança desse processo
OL – Isso favorece lançá-lo para prefeito?
FB – Por questões pessoais o Juninho, infelizmente, não sairá candidato a prefeito. Para mim, ele é uma referência na política, assim como meu pai, o ex-vice-prefeito Gilberto Acaiaca. No entanto, temos nomes à altura, como o dos vereadores Alex salvador, Dr. Celina e José Maria. Eles são capazes e preparados para voltar a fazer de Itabirito uma cidade viva e à altura do merecimento de nossa população.