O Liberal
Últimas Noticias
Itabirito
2 min

Vacinas contra dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos chegam a Itabirito

Vacinas contra dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos chegam a Itabirito

Imagem: Freepik/Victória Oliveira

Depois dos anúncios feitos pelas prefeituras de Ouro Preto e Mariana, foi a vez de Itabirito confirmar o início da vacinação contra a dengue no município. A novidade, divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde nas redes sociais, é um avanço importante no reforço à prevenção da doença.

Pela primeira vez, Itabirito recebeu doses da vacina contra a dengue, que já estão disponíveis para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, 11 meses e 29 dias, ou seja, antes de completarem 15 anos. A vacinação pode ser realizada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 15h30, mediante apresentação de documento de identificação e cartão de vacina.

A Secretaria também divulgou as principais contraindicações do imunizante. A vacina não deve ser administrada em pessoas com histórico de anafilaxia ou alergia a algum componente da vacina, imunodeficiência congênita ou adquirida, pacientes em tratamento imunossupressor, pessoas com HIV sintomático ou com comprometimento imunológico. Quem teve dengue recentemente também deve aguardar um período mínimo de seis meses após a infecção para receber a dose.

A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti e pode causar sintomas como febre alta, dor de cabeça, dores no corpo, náuseas e manchas na pele. Em alguns casos, a infecção pode evoluir para formas graves, com risco de complicações e até morte, especialmente quando não há acompanhamento adequado.

A vacinação é considerada uma das estratégias mais eficazes para reduzir casos graves da doença, hospitalizações e óbitos, funcionando como um complemento às medidas de combate ao mosquito, como eliminação de focos de água parada e ações de vigilância em saúde.

Todos os Direitos Reservados © 2026

Desenvolvido por Orni