O Liberal
Últimas Noticias
Itabirito
2 min

Vacinas contra coqueluche estão disponíveis nas UBS de Itabirito

Vacinas contra coqueluche estão disponíveis nas UBS de Itabirito

Imagem: Hever Costa Lima/Divulgação

Por: Victória Oliveira

A prefeitura de Itabirito comunicou, na última quarta (12), que está oferecendo, por meio da secretaria de Saúde, vacinas contra a coqueluche em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade, de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h30, gratuitamente.

A vacina contra coqueluche é oferecida, de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação, para crianças a partir de 2 meses até os 7 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias pós-parto) não vacinadas durante o período gestacional e para grupos prioritários. Contudo, a prefeitura afirmou que o público-alvo atual para vacinação são bebês e, principalmente, crianças de 4 anos de idade.

O esquema primário recomendado é composto por três doses da vacina (aos 2, 4 e 6 meses de vida), e pelas doses de reforço, aos 15 meses e aos 4 anos. A vacina é a principal meio de prevenção da doença.

Entenda mais sobre a coqueluche

A coqueluche é uma infecção respiratória, transmissível e causada por bactéria, que tem como principal característica a ocorrência de crises de tosse seca. Ela começa como um resfriado comum, com febre baixa, mal-estar geral, coriza e tosse, mas pode piorar com crises de tosse mais intensa e falta de ar. As formas mais graves da doença podem evoluir para pneumonia, convulsões e parada respiratória.

Embora já tenha sido considerada uma doença controlada no Brasil, os números de 2024 foram considerados preocupantes. Os casos cresceram mais de 1000% no país, e após ausência de óbitos pela doença em 2022 e 2023, o ano passado terminou com 13 mortes em decorrência da coqueluche.  O avanço da doença pode estar relacionado à baixa cobertura vacinal.

“É fundamental manter o cartão de vacinas atualizado. A vacinação contra coqueluche previne, controla e reduz novos casos de coqueluche e evita a sobrecarga do sistema de saúde”, destacou a secretária de Saúde, Cleusa Claudino, em nota da prefeitura.

Todos os Direitos Reservados © 2025

Desenvolvido por Orni