Uma equipe da TV Globo esteve nesta quarta-feira, dia 8, em Itabirito para mostrar a falta de livros didáticos no 6º e 7º ano do Centro Educacional Municipal de Itabirito. A sugestão da matéria foi feita por Mônica Lúcia dos Reis Ferreira, mãe da estudante Débora dos Reis Ferreira, que estava preocupada com a educação da filha. A aluna estava se sentindo prejudicada por não poder levar os livros para casa e poder fixar as matérias repassadas em sala de aula. “Quis externar esta preocupação que eu tinha, pois muitos pais não sabem o que está acontecendo”, destaca Mônica Ferreira.
“O problema se deve ao grande crescimento da Rede Municipal de Ensino no município, verificado pela oferta de muitas vagas de empresas em Itabirito. O MEC utiliza parâmetros de anos anteriores para enviar os materiais, o que não acompanhou a demanda necessária”, destaca Ricardo Francisco de Paula Alves Cruz, secretário de Educação de Itabirito. “A iniciativa da mãe foi louvável, pois ela está preocupada com a educação não só de sua filha, mas de todos os alunos da Rede”, destaca Ricardo Francisco. O Secretário explica que este é um problema que está acontecendo em diversos municípios do país, pois o envio de livros depende do Ministério da Educação e não da Prefeitura. “Estamos investindo cada vez mais na melhoria da qualidade do ensino”, acrescenta o secretário.
A solução da escola foi fazer um rodízio dos materiais entre as turmas, para que os alunos pudessem acompanhar os conteúdos e anotá-los nos cadernos. “Os livros são levados para casa por meio de agendamento com os professores, para não prejudicar os demais estudantes”, destaca Wagno Fagundes, diretor do Cemi.
“O Jornal Nacional e a TV Globo estão sempre preocupados com a educação no país. Esta é uma realidade que infelizmente acontece no Brasil todo. Queremos sensibilizar as autoridades para alunos que querem estudar, mas que não conseguem por causa de um livro”, ressalta a repórter Isabela Scalabrini, responsável pela matéria.
A reportagem será exibida na próxima sexta-feira, dia 10, ou no sábado, dia 11, no Jornal Nacional, que é apresentado às 20h 30 na TV Globo.