Um grupo de trabalhadores indignados com uma suposta promessa de emprego que não se concretizou fez plantão na porta da empresa MIP Engenharia, terceirizada da mineradora Vale, na tarde da quarta-feira (23). Os homens teriam vindo de Vitória (ES) para serem contratados pela firma, mas ao chegarem lá a empresa dispensou cerca de 130 homens.
Testemunhas disseram que após dispensar os trabalhadores a empresa também não quis pagar o almoço deles. Eram mecânicos, encarregados, mestres e eletricistas que vieram trabalhar na cidade e acabaram se indignando com a conduta da empresa quando da dispensa.
Na ocasião, os trabalhadores explicaram que o acordo foi feito por meio de contatos por telefone e via e-mail. Um funcionário da MIP acredita que a empresa não teria feito tal acordo sem o número disponível de vagas, para ele, os homens vieram sem acordo fechado e ao perceberem que a empresa não contrataria todos, aconteceu a indisposição.
Depois de um longo tempo na porta de empresa, um acordo foi feito e eles receberam dinheiro para voltar para casa, porém alguns trabalhadores saíram insatisfeitos e garantiram que irão processar a MIP. Responsáveis pela MIP disseram que até segunda ordem a empresa não se pronunciará a respeito do assunto. Na tarde de quinta-feira (24) os capixabas já tinham voltado para Vitória.