Imagem: Prefeitura de Itabirito / Por: Victória Oliveira
A Casa de Repouso Santa Luiza de Marilac, em Itabirito, celebrou seus 40 anos de fundação com um presente especial: a assinatura de um protocolo de intenções entre a Prefeitura e a instituição, que simboliza a doação de um terreno municipal para a construção da nova sede. O termo foi assinado no último sábado (31), durante as comemorações de aniversário, em cerimônia realizada na atual sede da casa de repouso, com a presença de representantes da administração municipal e da entidade.
A medida representa um marco importante para o futuro da instituição, que hoje acolhe cerca de 70 idosos e enfrenta limitações estruturais, além de manter uma fila de espera por novas vagas. “A sede da casa de repouso precisa de reparos e expansão para atender os idosos com ainda mais eficiência. Porém, é inviável a permanência da instituição onde ela funciona. Precisamos de uma sede moderna, acessível e acolhedora e esta atuação da Prefeitura é fundamental para conseguirmos alcançar este objetivo”, disse o presidente da instituição, José de Oliveira Aguiar.
Com o protocolo assinado, a Prefeitura se compromete a encaminhar à Câmara de Vereadores um projeto de lei solicitando autorização para oficializar a doação. Em paralelo, a direção da casa deverá apresentar uma análise de viabilidade técnica da nova estrutura.
O prefeito de Itabirito, Elio da Mata, ressaltou que a casa de repouso Santa Luiza de Marilac é fundamental para Itabirito, e comentou a importância da assinatura: “Os serviços prestados garantem a aplicabilidade das políticas públicas para as pessoas idosas que tanto trabalharam para o desenvolvimento do município e a viabilização de uma nova sede garantirá a elas ainda mais dignidade”.
Segundo a administração pública, a assinatura do documento é parte de um conjunto de ações voltadas à melhoria da estrutura de atendimento aos idosos no município. Além da doação do terreno, a Prefeitura anunciou a desapropriação da atual sede da instituição. Os recursos oriundos desse processo poderão ser utilizados pela Casa de Repouso para antecipar as obras da nova unidade.
Além disso, em movimento complementar, a prefeitura afirma que o espaço onde hoje funciona a instituição será reformado e transformado em uma Casa do Idoso: um centro de convivência destinado à população idosa de Itabirito, com atividades diurnas e retorno dos participantes às suas residências no fim do dia.
Ainda de acordo com o prefeito, atualmente o município já destina cerca de R$ 3 milhões anuais para manutenção da instituição, reforçando o compromisso da gestão com a qualidade de vida da população idosa.
Imagem: Prefeitura de Itabirito