O Liberal
Últimas Noticias
Itabirito
4 min

Secretário de Cultura e Turismo de Itabirito é reeleito presidente do Circuito do Ouro

Secretário de Cultura e Turismo de Itabirito é reeleito presidente do Circuito do Ouro

Em seu currículo ele traz 27 anos de experiência na vida pública. Aos 50 anos, Ubiraney de Figueiredo, atualmente secretário do Patrimônio Cultural e Turismo da Prefeitura de Itabirito, foi reeleito, pelos representantes dos 17 municípios e 5 representantes da iniciativa privada, presidente da Associação do Circuito Turístico do Ouro. “O ambiente do planejamento e gestão do turismo me encanta. Ser reeleito representa a confirmação de um trabalho de crédito e de resultados”, comemora Ubiraney.

Com destaque nos trabalhos que desenvolve nas duas frentes de atuação, o presidente da Associação é referência em gestão de turismo no Brasil. Em 2009, o Circuito do Ouro foi reconhecido como Melhor Gestão Regional e o município de Itabirito reconhecido como a Melhor Gestão de Destino Turístico do Brasil pelo Ministério do Turismo. Na época, Ubiraney era o responsável por gerir os dois trabalhos premiados. “Nossa intenção é que cada município associado ganhe o seu devido destaque. Afinal, todo o Circuito ganha, em conjunto, com a premiação de cada município”.

Sobre a relação do trabalho como secretário e a presidência da Associação, Ubiraney destaca o posicionamento e as ações executadas em Itabirito. “Considero Itabirito um dos municípios mais dinâmicos do Circuito. Não poderia ser diferente, temos uma ótima organização administrativa local e atuamos fervorosamente dentro das diretrizes do Estado e do Ministério do Turismo”.

De acordo com o estatuto, os mandatos nos circuitos turísticos são de 2 anos, portanto a diretoria reeleita permanece até dezembro de 2015. Ubiraney destaca o reconhecimento obtido pela Associação. “Em 2013, prestamos nossa primeira consultoria ao Sesi/Fiemg para o gerenciamento do Programa Vivendo a Estrada Real (VER) trabalhando o destino “Entre Serras – da Piedade ao Caraça” junto aos municípios de Caeté, Santa Bárbara, Barão de Cocais e Catas Altas”. Ele ressalta o destaque da Associação no relatório da Secretaria de Estado do Turismo de Minas Gerais e nas Estatísticas do Turismo Mineiro como o Circuito Turístico do Estado com maior interesse de visitação pelos turistas em geral.

Focado em garantir um aumento de fluxo na região e aquecer a economia dos municípios, o presidente da Associação garante um comportamento inovador diante do mercado. “Em 2014, vamos testar alguns produtos já consolidados em nossa região e aproveitar a movimentação que já se vê ampliada em função da realização da Copa do Mundo no Brasil. Faremos investimentos em mobilidade, articulações políticas com os prefeitos e com a iniciativa privada na tentativa de apresentarmos um comportamento ainda mais ousado e profissional para o público consumidor, que é o turista”.

Associação do Circuito Turístico do Ouro

Implantada desde 2003 pelo Governo de Minas, por meio de Decreto, a Associação do Circuito Turístico do Ouro é uma entidade sem fins lucrativos, mas que desde então desenvolve um trabalho de grande relevância no que diz respeito ao trabalho de divulgar a região e atrair turistas. Atualmente Minas Gerais possui 46 Associações de Circuitos Turísticos certificados, mais a capital, Belo Horizonte, envolvendo todas as regiões do Estado.

De acordo com Ubiraney de Figueiredo, as Associações de Circuitos Turísticos certificadas pela Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais são contempladas com alguns benefícios que fortalecem o trabalho. “Dentro da política de fortalecimento destas associações, cada entidade recebe da Secretaria de Estado de Turismo sinalização turística rodoviária, cursos de capacitação e de melhoria do serviço turístico, além de trabalhos de sensibilização, mobilização, elaboração de plano estratégico de desenvolvimento, roteirização e até de promoção do destino turístico”.

Todos os Direitos Reservados © 2025

Desenvolvido por Orni