A Secretaria de Saúde de Itabirito iniciou, na quinta-feira, 15 de março, o ciclo de capacitações para todos os enfermeiros da Estratégia de Saúde da Família. Os treinamentos, realizados em parceria com a Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), serão realizados mensalmente e os participantes receberão certificação pela Universidade.
De acordo com a diretora da atenção primária de Itabirito, Carla Vitor, serão realizados diversos módulos para discutir vários assuntos. “Em cada encontro, serão abordados temas de maior relevância para a prática da enfermagem na Atenção Primária, possibilitando identificar os nós críticos, encontrar soluções e, assim, melhorar o atendimento oferecido à população”, disse.
O primeiro encontro teve como tema “A liderança da enfermagem na atenção primária à saúde” e contou com a presença da presidente da Associação Brasileira de Enfermagem (Aben) em Minas Gerais e professora da escola de enfermagem da UFMG, Lívia Cozer Montenegro. “Este é um momento especial para os profissionais da cidade, de repensar práticas e trocar experiências. Desta forma, eles conseguem melhorar, cada vez mais, os serviços”, afirmou.
O próximo encontro será realizado no dia 12 de abril e terá como tema “O diagnóstico do território”. A enfermeira da UBS Vila Gonçalo Maria da Consolação Coelho elogiou a iniciativa. “A capacitação é importante para nos mostrar outras visões e alternativas para as situações que vivemos no dia a dia, além de servir como motivação”, disse.
A gerente da UBS São José, enfermeira Ariane Alves, também considerou o encontro positivo. “A discussão de processos é sempre enriquecedora e válida. Além de aprender mais, é um momento para expormos nossa opinião. Acrescenta muito para nós como profissionais e pessoas”. “Ficamos mais preparadas para o acolhimento da equipe e da comunidade. É um reconhecimento do nosso papel perante à população”, completou a gerente das unidades da zona rural, Cássia Ribeiro.