Nos últimos três meses, não só Itabirito, mas toda a Região dos Inconfidentes estão sofrendo com as queimadas. A falta de chuva e o clima seco agravam a situação. No último domingo (14), um incêndio criminoso atingiu a área de mata no entorno do Cristo e só foi debelada na última quinta-feira (19). A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Seman) alerta que realizar queimadas é crime e mesmo nos próprios quintais, lixo ou em quantidade capaz de molestar a vizinhança é passível de multa.
O secretário Municipal de Meio Ambiente, Antônio Marcos Generoso, informou que a Seman tem feito um monitoramento minucioso e constante nas áreas onde estão ocorrendo as queimadas. A intenção é conter o fogo no início, evitando danos maiores ao meio ambiente e também aos mananciais hídricos.
Ele está preocupado com a situação, pois muitos incêndios são criminosos, como o ocorrido no último domingo (14), no morro do Cristo. Segundo ele, o incêndio foi de grandes proporções e para ser contido foi necessário o uso de helicóptero, o apoio das brigadas de incêndio da Vale, da AMDA e dos Bombeiros.
“Apesar de todo o trabalho de conscientização feito pela prefeitura, acabamos sendo surpreendidos por pessoas que ateiam fogo nas matas e nos parques de forma criminosa”, lamentou Generoso. Sobre os incêndios criminosos, o secretário informa que os infratores serão tratados com todo o rigor da lei, com multas e até prisão se o caso exigir.
A educadora Ambiental, Bruna Assis, responsável pela organização das blitzes ecológicas, falou da importância da população se sensibilizar sobre essa situação, pois o clima seco facilita a propagação do fogo. “Precisamos despertar a consciência das pessoas para que não promovam queimadas e também orientá-las sobre o que fazer no momento de chamar socorro”, informou.
As queimadas estiveram no centro das discussões da última reunião do Subcomitê da Bacia Hidrográfica do Rio Itabirito, ocorrida no dia (19), no Parque da Cidade. Os conselheiros querem a criação de uma brigada de incêndio municipal feita em parceria com o poder público e a sociedade civil.
Os conselheiros se mostraram muito preocupados com as queimadas que estão atingindo toda a Região dos Inconfidentes e tem afetado importantes matas ciliares. Na avaliação deles, os danos tem sido irreparáveis, pois a fauna, as árvores e vegetações centenárias estão sendo queimadas de maneira criminosa.
Serviço
Denúncias sobre incêndio: 3561- 4008 (12h às 18h). Os telefones para combate à incêndio são: 156 OU 199.