Com um livro repleto de bichos, que vivem em uma floresta bem distante da vida na cidade, Laura Carrara Brito, de 7 anos, passa horas na biblioteca, encantada com tudo o que o livro lhe apresentou. Após essa viagem pelo mundo das letras, Laura tem a oportunidade de apresentar o que conheceu a seus colegas e, em um momento de arte e amizade, ela conta, para a turma, a saga dos bichinhos que conheceu.
Em uma ação de incentivo a leitura e compartilhamento de histórias, o Projeto Recontando e Encantando, para alunos do 1º ao 5º ano, tem aulas semanais na biblioteca da Escola Municipal José Ferreira Bastos, em que cada estudante tem a oportunidade de ler um livro e apresentar a história para seus colegas, por meio de desenhos, textos e teatro de fantoches, em um momento chamado de reconto. “O projeto tira a inibição do aluno, desenvolve a criatividade no desenho e na escrita e, nas turmas iniciais, auxilia na alfabetização”, destaca Raquel de Fátima Santana, diretora da escola.
Cada um dos 581 alunos tem uma pasta para guardar o trabalho feito na biblioteca e, a cada aula, um sorteio define quem poderá recontar a narrativa para a turma. “Eu acho bonito ler com toda a minha turma e contar a história depois”, conta Laura, que tem uma coleção e livros em casa e ganhou mais um de Páscoa. “Eu gosto de ler, porque eu aprendo um monte de coisas novas. Esse livro que estou lendo agora é muito bom, porque é cheio de bichos legais”, completa a estudante.
Além do trabalho na biblioteca, cada sala tem seu Cantinho da Leitura, com livros disponíveis aos alunos durante os intervalos das lições e, no fim de semana, as crianças podem levar os livros para casa. “A importância do trabalho desenvolvido que é um incentivo a mais que o aluno tem para a leitura. E, com o tempo, faz com que o aluno tenha um acervo de leitura muito maior”, ressalta Raquel Santana.
No turno da noite, o projeto de incentivo à leitura continua com a turma da Educação para Jovens e Adultos, o EJA, e, no fim do trabalho, é realizado um encontro quando é apresentado o que é produzido durante o ano. E os alunos da turma da manhã também recebem tratamento especial na biblioteca, onde uma professora fica à disposição para auxiliá-los em pesquisas e estudos. “A leitura é a base de tudo. Parabéns a toda a equipe, que com um trabalho sério e comprometido faz com que a escola seja uma referencia no estado”, destaca Ricardo Francisco, secretário de Educação.