Mais de 400 produtores rurais de Itabirito puderam ver de perto as novas tecnologias e técnicas para o manejo da pecuária leiteira neste domingo, dia 31 de julho, durante o 20º Dia de Campo. O evento é uma realização da Prefeitura de Itabirito em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) e aconteceu na Fazenda Paraíso, bairro Cardoso. “Não deveríamos ter um dia de campo, mas sim, 365 dias voltados para o campo, devido à importância que o campo tem para o país”, destaca Geraldo Magno de Almeida, secretário de Desenvolvimento Econômico de Itabirito. “Os produtores puderam, hoje, ver mais de perto as tecnologias necessárias para tornar a sua produção mais competitiva”, completa o secretário.
Os produtores rurais tiveram a oportunidade de participar de três ciclos de palestras, relacionadas às ações necessárias para a boa gestão da pecuária de leite, como a sanidade do rebanho bovino, a importância da pastagem na pecuária leiteira e o manejo de ordenha higiênica. “Escolhemos este tema, pois a pecuária do leite é uma atividade que dá resultado. Basta acreditar, planejar e investir para que ela se desenvolva”, explica Geraldo Magno.
O casal Elisa Elza Braga, de 72 anos, e Orestes Braga, de 70 anos, da comunidade do Córrego do Bação, acompanharam de perto todas as palestras. Mesmo não trabalhando mais com gado de leite, eles destacam a importância de repassar as técnicas para o desenvolvimento da região. “Na nossa época, não havia nada desses dias de campo. O conhecimento era passado de pai para filho. Aqui deu para aprender bastante coisa, que a gente não teve contato”, destaca Elisa Braga. “As técnicas hoje são muito diferentes. Tudo que eu aprendi aqui vou passar para meus filhos e netos”, acrescenta Orestes Braga.
No Dia de Campo, o público também pôde conferir estandes de empresas ligadas ao meio rural, fazer degustação de queijos de Itabirito e as crianças se divertiram na Rua de Lazer, promovida pela Secretaria de Esporte e Lazer. “O Dia de Campo é uma metodologia que utilizamos para levar informação técnica aos produtores rurais e despertar neles a consciência de utilizar as tecnologias para aumentar a produção”, afirma Lúcio Passos, extensionista da Emater-MG em Itabirito. “Além do fator técnico, temos o social, pois o evento é a possibilidade de o produtor passar um dia com sua família e com os demais produtores”, completa o extensionista.
Resgate do Queijo Minas Artesanal em Itabirito
Uma novidade desta edição do Dia de Campo é a realização do 1º Concurso do Queijo Minas Artesanal de Itabirito. De acordo com a extensionista da Emater-MG e idealizadora da concurso, Poliana Mendes Vilela, a ação teve o objetivo de “unir os produtores para ter uma comercialização melhor do produto e criar uma identidade do queijo produzido em Itabirito”. A extensionista destaca ainda o trabalho que vem sendo feito no município para adequação do produto. “A padronização é feita pelo pessoal da região. A gente vem desenvolvendo um trabalho de resgate do Queijo Minas Artesanal, que é feito com leite cru. Acompanhamos o produtor no meio rural, desde a ordenha até a produção”, informa Poliana Mendes Vilela. O 1º lugar ficou com Luzimar Eustáquio Pinto, seguido por Eurico Fidelis Braga e Francisco Peixoto.
Premiação dos maiores produtores de milho
Durante o Dia de Campo, os maiores produtores de milho de Itabirito também foram premiados no 20º Concurso de Produtividade de Milho de Itabirito. O 1º lugar ficou com Célio Antônio Braga, do Córrego do Bação, que produziu 10.769 Kg/ha. Em 2º lugar, com uma produção de 8.657 Kg/ha, ficou Valdo Camilo Rodrigues, da comunidade da Mata. João Batista, também da comunidade da Mata, foi premiado em 3º lugar, com 8.462 Kg/ha.