Imagem e Reportagem: Victória Oliveira
O presidente da Associação Comunitária Antônio da Cruz Portões, Denilson Lima, participou da última reunião ordinária da Câmara Municipal de Itabirito, na segunda-feira (28), para apresentar as reivindicações dos moradores do bairro e de comunidades vizinhas, que têm enfrentado alguns desafios, principalmente, em relação à infraestrutura.
Entre as principais reclamações da população, representada por Denilson, estão a falta de iluminação pública na entrada do bairro, a recorrente queda de energia, além da urgência em acelerar as obras do sistema de esgoto, uma vez que muitos moradores já não têm onde construir fossas.
O líder comunitário também destacou a necessidade de capina e limpeza em algumas áreas do bairro. “Nós tivemos lá o Fala Cidadão, um bom projeto, mas deram 15 dias para fazer essa limpeza, isso no dia 11 de março, e a gente já está entrando em maio. Então gostaria da ajuda de vocês, porque é um bairro que tem muitas árvores e muitas galhas. Gostaria muito que vocês reivindicassem isso junto com a gente”, disse Denílson aos vereadores.
Denílson também relatou a demanda por maior policiamento, citando o crescimento populacional do bairro e a insegurança dos moradores. Pediu ainda o alargamento da estrada principal, melhorias no transporte público, como a extensão do itinerário da linha de ônibus que atende o bairro Van Damme, e a instalação de novos pontos de ônibus.
Sobre a creche do bairro, Denílson elogiou a estrutura, mas alertou pela preocupação dos moradores sobre a calçada. Segundo ele, o passeio tem uma grande inclinação, que coloca em risco quem precisa passar por lá. “Imagine as crianças, saindo da escola correndo para pegar um ônibus, um escolar. Então eu preciso que o pessoal tenha um pouco mais de carinho nesse ponto”, afirmou o representante.
Para além dos elogios à creche, Denílson também agradeceu pelas obras já realizadas no bairro, como a construção da Unidade Básica de Saúde (UBS), da escola e do CRAS, e reconheceu o empenho da atual gestão e dos vereadores por meio das emendas impositivas, mas explicou que como presidente é cobrado, e também precisa cobrar as melhorias.
O vereador Renê Butekus (PSD), no entanto, destacou que grande parte das reivindicações são referentes à serviços básicos que deveriam ser executados com constância pelo poder executivo. “O que mais me deixa irritado é que você veio até a casa para cobrar o básico, que estamos cobrando há sete anos, é o básico, roçada buraco meio fio não sei o quê, mas essa gestão infelizmente peca”, comentou o vereador, que tem se posicionado como oposição à atual gestão.
O presidente da Câmara, Márcio Juninho (Cidadania), informou que os pedidos serão encaminhados ao Executivo por meio de requerimento. Além disso, mencionou a intenção da Prefeitura de Itabirito em instalar um posto da Guarda Civil Municipal no bairro Portões, visando aumentar a segurança local, com o reforço do efetivo, por meio da chegada dos novos guardas municipais aprovados no concurso público.
“Agradeço a presença do Denílson, presidente da Associação Comunitária do bairro Portões, que trouxe reivindicações para os moradores da localidade. A participação popular é fundamental para uma gestão eficaz, e as demandas apresentadas são importantes. Esta Casa está à disposição para ouvir e atuar em benefício da população, e reitero que a Tribuna permanece aberta para todos os presidentes das Associações Comunitárias”, afirmou Márcio Juninho.