Na tentativa de regularizar e resolver os problemas dos taxistas da cidade, a Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Segurança e Trânsito, se reuniu com cerca de 40 representantes da classe, no dia 31 de maio, no auditório da Associação Comerciantes e Empresários de Itabirito (Acei).
O encontrou teve o objetivo de resolver as pendências dos pontos de táxi, alvarás e os problemas dos taxistas que estão sem seus pontos pré-estabelecidos. “Temos motoristas que estão rodando ainda com alvarás de 2009 e 2010. Isso é inadmissível, temos que nos organizar para que a cidade cresça cada dia mais”, conta Antônio de Pádua Pataro, chefe da Divisão de Segurança.
Ainda segundo Antônio, existem 13 motoristas de táxi flutuantes na cidade, que não possuem ponto para trabalhar. “Essa é uma questão que estamos resolvendo. Queremos dar oportunidade de renda para todos os motoristas”, destaca. “O motorista é que faz o ponto, ele deve tratar seu passageiro sempre com atenção e conhecer a cidade toda, para que possa levar todos ao destino correto”, esclarece Sebastião Canudo Pereira, presidente da Associação dos Taxistas de Itabirito.
Fiscalização
Ainda em maio, a Secretaria de Segurança e Trânsito, em parceria com a Guarda Municipal, começou a fiscalizar os pontos de táxi, com o objetivo de verificar a documentação dos profissionais e se os taxistas estão trabalhando em seus pontos pré-estabelecidos. “Alguns profissionais estão deixando seus pontos por falta de passageiros e indo para onde há mais rentabilidade”, destaca José Antônio Prado, fiscal de Transporte Urbano.