Prezando pelo crescimento social da cidade, a Prefeitura de Itabirito realizou a VI Conferência Municipal de Assistência Social, nos dias 3 e 4 de junho, no auditório do Instituto Santo Antônio de Pádua (Isap). Discutindo o tema “Consolidar o SUAS e valorizar seus trabalhadores”, a abertura oficial do evento teve a presença do Prefeito Manoel da Mota. “Tenho certeza que, nessa conferência, vamos encontrar muitas coisas que poderemos fazer na Prefeitura. A maneira de sermos felizes é contribuirmos com a felicidade dos outros. Itabirito será uma cidade boa de se viver no momento em que ela for de todos”, disse o Prefeito.
Precedendo a Conferência, em maio, a Secretaria de Assistência Social reuniu centenas de itabiritenses em oito pré-conferências, quando foram eleitos os delegados que representaram a população no evento. Segundo a secretária de Assistência Social, Cynthia Esteves, “realizar uma conferência significa revestir-se de uma importância estratégica, no contexto atual de uma administração. É um espaço democrático de discussão e articulação coletiva em torno de propostas e estratégias de organização”.
A estudante de Serviço Social, Kátia Simone Santiago Braga, interessou-se pelo assunto e afirmou que “a participação é uma questão de cidadania, pois decisões importantes serão tomadas aqui hoje”. “Estou aqui para contribuir com a população, principalmente a mais carente. O social precisa da saúde, da educação e da moradia para se fortalecer”, encerrou o delegado, Milton José Varela Rodrigues. As propostas aprovadas pelos delegados serão enviadas para a Conferência Estadual de Assistência Social, que acontecerá em Belo Horizonte, em outubro.