Visando manter o controle a coqueluche no município, a Prefeitura de Itabirito, por meio da secretaria de Saúde, oferece em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) vacinas contra a doença. O público-alvo é composto por crianças de 2, 4, 6 e 15 meses, com atenção especial para o reforço da dose aos 4 anos de idade.
Onde se vacinar?
Todas as UBS em Itabirito disponibilizam doses gratuitas da vacina, das 8h às 15h30.
“É fundamental manter o cartão de vacinas atualizado. A vacinação contra coqueluche previne, controla e reduz novos casos de coqueluche e evita a sobrecarga do sistema de saúde. Em caso de dúvidas, é só procurar a UBS de referência”, destacou a secretária de Saúde, Cleusa Claudino.
Sintomas da doença
A coqueluche é uma infecção respiratória, transmissível e causada por bactéria. Sua principal característica é a ocorrência de crises de tosse seca. A transmissão ocorre pelo contato com a pessoas doentes por meio de gotículas eliminadas pela fala, por tosse ou espirro.
Os sintomas iniciais são leves, como febre baixa, mal-estar geral, coriza e tosse seca. Os sintomas evoluem para tosse forte e incontrolável, com crises que podem causar vômitos e até dificuldades para respirar. Na fase de recuperação, a tosse começa a diminuir, mas pode persistir por duas a seis semanas ou por até três meses.