O Prefeito Manoel da Mota é eleito para o segundo mandato como Presidente do Consórcio de Desenvolvimento da Região dos Inconfidentes (Coderi), na tarde desta sexta-feira, dia 7. A reunião foi realizada no Gabinete do Prefeito de Itabirito, com representantes dos municípios de Mariana, Ouro Preto, Catas Altas e Santa Bárbara, que discutiram ações para o desenvolvimento da região. “Estamos aqui para trabalhar para o bem-estar da população. Nossa intenção é, cada vez mais, integrar ações na área de saúde e segurança pública em beneficio de nossa região”, destacou Manoel da Mota em seu discurso. João Humberto Cabral Danese, atual Secretário Executivo do Consórcio, foi reconduzido ao cargo, juntamente com a atual Procuradora Geral, Juliana Pires, que representa o município de Ouro Preto. Os demais membros da diretoria serão eleitos na próxima reunião do Consórcio, em fevereiro.
Dentre as ações para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos dos cinco municípios está o Plano Regional de Saneamento, que contará com um investimento de R$ 610 mil, proveniente do Ministério das Cidades. Foi anunciada ainda a instalação de uma Usina Geradora de Energia Elétrica, utilizando resíduos hospitalares, domiciliares e da construção civil dos cinco municípios do consórcio e que será instalada no Aterro Sanitário de Itabirito.
“Itabirito foi escolhida por apresentar um grande crescimento e expansão de empresas, como a Vale e a Delphi, mas este investimento beneficiará toda a região, disponibilizando energia mais barata às empresas”. O investimento será de cerca de R$ 88 milhões, feito pela empresa HE Energia, que trará uma tecnologia pioneira em Minas e uma das primeiras realizadas no Brasil. A expectativa é que as obras comecem ainda no 1º trimestre deste ano.
Os representantes do Consórcio ainda encaminharam, ao Governo de Minas, um pedido de urgência para o asfaltamento do trecho de 26 km da Rodovia União Indústria, que liga Itabirito a Rio Acima. “Nosso objetivo é apresentar alternativas de tráfego entre os municípios e Belo Horizonte, que será aumentado por causa da interdição da BR-381 e desvio do tráfego de veículos na BR-040 e BR-356”, destacou Manoel da Mota.