O Liberal
Itabirito
4 min

Palestra sobre gastronomia abre Festival de Turismo de Itabirito

Palestra sobre gastronomia abre Festival de Turismo de Itabirito

A palestra “A importância da Gastronomia para o Desenvolvimento da Atividade Turística”, realizada no dia 21 de setembro, na Casa de Cultura abriu oficialmente a programação do Festival de Turismo. O objetivo do festival é fomentar e diversificar as atividades econômicas por meio do comércio e do turismo.

O vice-prefeito Wolney de Oliveira participou da solenidade de abertura que contou com diversos representantes do setor turístico da cidade. Ele reforçou o potencial de Itabirito para a prática da atividade do turismo, sobretudo no que diz respeito à rica culinária local.

Segundo ele, a administração não tem medido esforços para que o turismo se transforme em vantagem competitiva e movimente a economia local. “Estamos trabalhando para criar condições necessárias para a evolução do turismo gastronômico em Itabirito e o festival é uma dessas iniciativas”, afirmou.

O palestrante Hans Eberhard Aichinger, gerente de produtos de Turismo, Hospitalidade, Lazer e Produção do Senac, ensinou que a gastronomia é um chamariz importante para o fomento do turismo e desenvolvimento econômico das cidades, principalmente as possuidoras de potencial e tradição culinária como Itabirito, com o seu já famoso pastel de angu.

Para ele é importante que os moradores e os especialistas entendam da necessidade de se converter itens simples do dia a dia em produtos da alta gastronomia, sem perder suas características. Hans acredita que a gastronomia como produto turístico é um motivador e sempre terá o papel de destaque num evento turístico, como uma viagem, passeio, feira, ou reuniões.

“É preciso traçar estratégias, mapear os atores, definir as expertises culinárias de cada região e inseri-las por meio de eventos e festivais, como Itabirito já vem fazendo”, explicou. Ele concluiu afirmando que a gastronomia é relevante para o turismo e possibilita inúmeras oportunidades financeiras para todos aqueles que souberem explorar esse nicho de mercado, direta ou indiretamente.

O consultor técnico da Adesita, Marcelo Lima, elogiou a iniciativa da Prefeitura em promover o Festival de Turismo. Ele acredita que iniciativas públicas que desenvolvam o turismo em Itabirito são muito bem vindas e têm o apoio da Adesita. “Acredito que a nossa culinária que é muito boa seria um carro chefe interessante para incrementar o turismo local”, disse.

Qualificação do comércio ambulante

Um dos destaques da programação deste ano foi o curso exclusivo para empreendedores do comércio ambulante, com o tema: “Diversificação do cardápio de comidas rápidas – fast food”, oferecido aos membros da Associação do Comércio Ambulante de Itabirito – Acomabi. Vários profissionais participaram das atividades, que aconteceu na Associação Comunitária do Bairro Praia, de 20 a 22 de setembro. O curso, que abordou questões como manuseio de alimentos, segurança alimentar e novas propostas para ampliar o cardápio, também deu aos alunos a chance de colocar a mão na massa.

“Procurei entender o mercado dos ambulantes daqui de Itabirito para planejar as atividades. Na quinta-feira, preparamos drinks variados, churrasquinhos. Na sexta-feira, trabalhamos com sanduíches: cachorro-quente e hambúrgueres. Em todos os momentos, tratei de opções veganas para atender não só ao público tradicional. Gostei muito, porque o pessoal se envolveu bastante”, destacou o chef de cozinha Fernando Cezar, orientador de cursos do Senac.

Lucimeire de Fátima Pereira, mais conhecida como Zizi, exaltou a oportunidade. “Já estou nessa área há 42 anos, mas saí do curso rica em experiência. Professor muito bom, paciente. Com a formação que tive, vou enriquecer o meu produto”. Discurso semelhante ao de Nilson Carvalho, que pretende expandir suas atividades com um novo food truck. “A partir desse curso, a ideia é pegar um gancho e alavancar o empreendimento. Agregou muito conhecimento”.

Todos os Direitos Reservados © 2024

Desenvolvido por Orni