A prevenção é um cuidado que deve durar o ano todo
O Outubro Rosa está chegando ao fim, mas a mensagem sobre a importância da prevenção do câncer de mama permanece mais relevante do que nunca. O cuidado com a saúde deve ser constante, lembram especialistas e pessoas que já enfrentaram a doença.
Luci Cardoso Penedo Tozei, servidora aposentada da Câmara de Itabirito, compartilha sua experiência de vida e alerta para a importância da detecção precoce. “Em agosto de 1998, por acaso, percebi um pequeno relevo no seio. Após várias consultas e biópsias, recebi o diagnóstico de câncer de mama com três nódulos agressivos do tamanho de um grão de arroz. Eles não apareceram na mamografia realizada no início daquele ano, mas foram detectados pelo toque e pela percepção do meu mastologista. Um tempo de incertezas, de amor pela vida, de apoio familiar, amigos e médicos excelentes”, relembra Luci, que trabalhou na Casa Legislativa por mais de 30 anos.

Ela passou por mastectomia, radioterapia e uso de medicamentos por cinco anos, com revisões frequentes de oncologista e mastologista. Hoje, 27 anos depois, Luci observa os avanços da medicina no diagnóstico precoce e no tratamento do câncer. “Há pesquisas promissoras, como a biópsia líquida feita através de exame de sangue, capaz de rastrear tipos de câncer antes mesmo de sua manifestação. Existem também exames de imagem cada vez mais eficazes e tratamentos que podem ser mais brandos e precisos”, explica.
Além dos avanços médicos, órgãos públicos têm reforçado a importância da prevenção, facilitando o acesso das mulheres a exames de rotina, atendimento médico especializado e suporte integral à saúde.
“Outubro Rosa é para lembrar você, mulher, de se cuidar em todo tempo”, finaliza Luci. O cuidado contínuo, a atenção aos sinais do corpo e a realização de exames periódicos são fundamentais para aumentar as chances de diagnóstico precoce e recuperação.