Imagem: Victória Oliveira
Por: Victória Oliveira
A Câmara Municipal de Itabirito promoveu, na noite da última segunda-feira (31), a 2ª edição da solenidade de entrega da Moção Mulheres Nota Mil. A homenagem foi instituída pela Lei nº 3864/2023, e tem reconhecido, anualmente, mulheres que se destacam nas mais variadas áreas de atuação, contribuindo para o desenvolvimento do município.
Os nomes das homenageadas são indicados pelos vereadores e, após análise de uma comissão especial, aprovados em votação no Plenário. Para esta edição, 15 mulheres foram escolhidas para receber a honraria.
O presidente da Câmara, vereador Márcio Juninho (Cidadania), destacou a importância do evento: “Essa solenidade é um momento especial de reconhecimento para aquelas que fazem diferença”.
Mulheres homenageadas
Neste ano, as homenageadas indicadas pelos vereadores pertenciam a diferentes áreas, como saúde, empreendedorismo, esporte, ações sociais e religiosas, entre outros. Destacaram-se os trabalhos pela autoestima da mulher, pelo cuidado e incentivo ao desenvolvimento de crianças, cuidado de animais, luta pelo tratamento de pessoas com deficiência, trabalhos pela justiça no município, e compartilhamento de suas histórias pessoais.
Veja quem foram as escolhidas:
● Cynara Ribeiro Martinez – Indicada por Pastor Anderson do Sou Notícia (PL)
● Gilmara Marques de Souza – Indicada por Daniel Sudano (Cidadania)
● Valquíria Gonçalves – Indicada por Danilo Donato (PL)
● Sueli Angieta Soares dos Santos – Indicada por Dr. Edson (Republicanos)
● Andreza de Cássia Faria Ferreira – Indicada por Ezio Pimenta (Solidariedade)
● Maria Luisa Rosa – Indicada por Fabinho Fonseca (PSD)
● Ana Carolina Tabari Ramalho Miranda – Indicada por Fernando da Sheila (Mobiliza)
● Rosália de Fátima Gonçalves – Indicada por Léo do Social (PSDB)
● Tânia de Carvalho Josafat – Indicada por Lucas do Zé Maria (MDB)
● Maria Auxiliadora da Silva Salomão – Indicada por Manoel da Autoescola (PT)
● Valéria de Fátima Lima – Indicada por Márcio Juninho (Cidadania)
● Débora Gontijo Labory – Indicada por Max Fortes (PSD)
● Vânia da Conceição Pinto Borges – Indicada por Renê Butekus (PSD)
● Sabrina Rodrigues Eugênio Leite – Indicada por Rose da Saúde (PSB)
● Marcilene das Dores Souza – Indicada por Danilo Grilo (Cidadania)
Maria Luisa Rosa, pedagoga e líder da Fanfarra da Paz, que acolhe cerca de 70 crianças, foi homenageada não apenas por Fabinho Fonseca, que a indicou, mas também pelo grupo musical, que surpreendeu com a entrada de duas jovens tocando, na lira, “Maria, Maria”, de Milton Nascimento, emocionando os presentes.
Já Sabrina Leite, psicóloga atuante no município, aproveitou a homenagem para celebrar também o trabalho de Rose da Saúde, única mulher a ocupar o cargo de vereadora em Itabirito: “Quero também homenagear uma mulher que é nota mil, que é a Rose, essa vereadora que está no quinto mandato, é muito gratificante receber esse reconhecimento de todos vocês, vereadores, mas receber de você (Rose), sendo essa representatividade, você que marca a história da política em Itabirito, é algo que torna esse momento muito especial”.
Das indicações, apenas o vereador Danilo Grilo não compareceu para a entrega das homenagens. O evento foi transmitido ao vivo pelo YouTube da Câmara Municipal de Itabirito e já está disponível para reprodução.
Maria Luisa Rosa, pedagoga e líder da Fanfarra da Paz foi uma das homenageadas. Imagem: Victória Oliveira