O Liberal
Últimas Noticias
Itabirito
2 min

MP notifica Cemig após Câmara de Itabirito questionar série de reclamações por quedas de energia

MP notifica Cemig após Câmara de Itabirito questionar série de reclamações por quedas de energia

Representação da Câmara Municipal aponta falhas no atendimento e solicita equipe local para garantir agilidade na resolução de problemas elétricos

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria de Justiça de Itabirito, notificou a Cemig para que preste informações no prazo de até 10 dias úteis sobre os recorrentes problemas de fornecimento de energia no município. A notificação foi emitida como parte do Inquérito Civil nº 02.16.0319.0076513/2024-03, que investiga as interrupções e atrasos no restabelecimento do serviço em diferentes regiões da cidade, incluindo o bairro Recreio dos Bandeirantes.

A medida foi adotada após a Câmara Municipal de Itabirito protocolar um ofício no MPMG no fim de outubro. O documento, assinado pelo presidente da Câmara, Pastor Anderson do Sou Notícia (PL), detalha reclamações de moradores sobre quedas de energia frequentes e a demora no envio de equipes para solucionar os problemas.

Segundo o presidente da Câmara, a situação tem causado transtornos graves à população. “Diversos pontos de Itabirito sofrem com picos e quedas de energia, prejudicando atividades cotidianas, danificando bens materiais e colocando em risco a vida de pessoas que dependem de aparelhos médicos”, destacou Pastor Anderson.

As reclamações incluem atrasos no atendimento devido à falta de uma equipe especializada da Cemig na cidade. Atualmente, quando há ocorrências, é necessário deslocar equipes de outras localidades, agravando o tempo de espera para a solução dos problemas.

A Promotoria, conduzida pelo promotor Dr. Umberto de Almeida Bizzo, já incluiu a Câmara Municipal como parte ativa no inquérito e determinou a notificação da Cemig para que esclareça, entre outros pontos, o deslocamento de equipes e o impacto do esquema “Pare e Siga” na BR-356 no tempo de atendimento.

A prestação contínua de serviços essenciais é um direito garantido pela Constituição Federal. O ofício encaminhado pela Câmara solicita que a Cemig estabeleça uma equipe fixa de manutenção em Itabirito para garantir agilidade no restabelecimento do fornecimento. O prefeito Orlando Caldeira e o presidente da Cemig, Reynaldo Passanezi Filho, também receberam cópias do documento.

Com a notificação, a expectativa é que a Cemig apresente soluções efetivas para os problemas apontados e adote medidas que assegurem a continuidade e qualidade do serviço prestado à população.

Todos os Direitos Reservados © 2024

Desenvolvido por Orni