A Prefeitura de Itabirito realizou neste sábado, dia 5 de abril, a 4ª edição da entrega da Medalha Coronel Alves. A cerimônia aconteceu no auditório do Centro Administrativo e homenageou cinco personalidades que se destacaram na história do município.
Neste ano, receberam a honraria Iêda Teodora de Carvalho, Magnólia Margarida Ferreira Geraldo, Nair da Glória Silva Leonel, Orlanda Santos da Silva de Souza e Vicente Paulo Lopes. Durante a solenidade, estiveram presentes autoridades municipais e convidados dos homenageados.
O prefeito Elio da Mata enfatizou a importância da homenagem. “A medalha Coronel Alves é um singelo gesto de agradecimento aos itabiritenses homenageados pelas contribuições ao município. As pessoas aqui agraciadas possuem uma vida de dedicação à Itabirito e que merece ser exaltada para que elas tenham certeza da tamanha importância que têm para a cidade”, declarou.
Para o vice-prefeito Raphael Rondow, o momento é especial para o município e para os agraciados. “Reconhecer, em vida, os méritos de quem tanto trabalhou por Itabirito é uma das formas mais nobres de agradecer a essas pessoas por termos chegado até aqui. Nossa evolução histórica, cultural e econômica muito tem a ver com os esforços destes homenageados. Essa comenda entregue a eles é, com certeza, sinal de gratidão pelo legado de bons trabalhos e serviços prestados ao município”.
A medalha e sua história
A condecoração Medalha de Honra ao Mérito Coronel Alves foi criada por meio da Lei Municipal n° 3.505/21. A honraria leva o nome do primeiro prefeito de Itabirito, Coronel Alves, responsável pelas articulações que resultaram na emancipação político-administrativa do município em 1923.
A condecoração foi criada com o objetivo de homenagear, anualmente, personalidades que marcaram época na história do município em razão dos serviços ou méritos excepcionais à comunidade itabiritense.
Os agraciados receberam o mérito com emoção. “A palavra que traduz essa honraria é felicidade. É a certeza de que tudo que fiz até aqui pelo meu próximo valeu a pena. Obrigada a Itabirito por este reconhecimento”, declarou a homenageada Orlanda de Souza.