Corridas serão alinhadas à ações de conscientização
Por: Victória Oliveira
O município de Itabirito passa a ter duas novas corridas em seu calendário oficial de eventos. Foi sancionada a Lei nº 4.210, que institui a Corrida Outubro Rosa e a Corrida Novembro Azul, eventos anuais voltados à promoção da saúde e à conscientização da população com a prevenção do câncer de mama e do câncer de próstata, respectivamente.
A iniciativa teve autoria do vereador Lucas do Zé Maria (MDB), com o objetivo de unir atividade física com ações educativas e de saúde preventiva. “Nosso objetivo é conscientizar a população sobre os tipos de câncer que apresentam alta incidência no Brasil e no mundo. A descoberta precoce, associada a medidas preventivas, é fundamental para aumentar as chances de cura”, destacou o vereador.
A nova lei estabelece que os eventos sejam realizados nos meses de outubro e novembro, meses das campanhas. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, será responsável pela organização dos eventos, podendo firmar parcerias com entidades públicas, privadas e organizações da sociedade civil.
Além da corrida em si, a legislação prevê uma série de ações paralelas, como distribuição de materiais informativos sobre prevenção e tratamento do câncer; palestras com profissionais da saúde; incentivo à realização de exames preventivos; e disponibilização de serviços como aferição de pressão arterial, orientação nutricional, entre outros atendimentos de saúde preventiva.
Outubro Rosa e Novembro Azul
O Outubro Rosa tem como foco a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama, incentivando o autoexame, o acompanhamento médico regular e o acesso à mamografia. A campanha também reforça a importância do cuidado integral com a saúde da mulher. O primeiro sinal do envolvimento com a campanha no Brasil se deu em 2002.
Já o Novembro Azul tem sua origem alguns anos depois e é voltado à saúde do homem, com ênfase na prevenção e no combate ao câncer de próstata. A iniciativa também busca quebrar tabus e estimular os homens a realizarem exames preventivos.