Imagem: Prefeitura de Itabirito / Por: Victória Oliveira
Em uma ação da campanha Maio Laranja, a Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, realizou uma caminhada de conscientização na última segunda-feira (19). O evento teve como objetivo mobilizar a população para o enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.
A iniciativa integra a campanha nacional Maio Laranja, instituída por lei em 2022, que busca ampliar a visibilidade do tema e reforçar as ações já desenvolvidas no Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio, data que completa 25 anos de existência em 2025.
Em Itabirito, a ação que se estende por todo o Brasil ganhou ainda mais força com a promulgação da Lei Municipal nº 4.201/2025, que oficializou a data e a campanha no calendário da cidade. A legislação estabelece a promoção de atividades informativas e educativas como forma de ampliar o debate e engajar a comunidade.
“O Maio Laranja é uma ferramenta para garantir que os direitos das crianças e dos adolescentes sejam integralmente garantidos. Com essa campanha, nós passamos informações importantes para as famílias e alertamos a comunidade sobre situações de exploração e abuso”, disse a secretária de Desenvolvimento Social, Veridiane Souza.
Como reconhecer sinais e denunciar
Mudanças comportamentais abruptas, retraimento, agressividade, queda no rendimento escolar, falas incompatíveis com a idade e resistência em ir à escola ou retornar para casa são alguns dos indícios que merecem atenção por parte de pais, responsáveis e educadores.
A denúncia é um passo fundamental para prevenir e combater a violência sexual contra crianças e adolescentes. Casos suspeitos ou confirmados podem ser comunicados pelo Disque 100, canal nacional de atendimento.
Em Itabirito, a população também pode recorrer ao Conselho Tutelar, pelo telefone (31) 3561-7769, e ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), que oferece acompanhamento socioassistencial. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Rua Anita de Carvalho Sans, nº 121. O telefone é (31) 3561-4080.