Imagem: Ministério Arca @delima.fotos
Por: Victória Oliveira
Festival vai acontecer em outubro e foi instituído através de nova lei municipal
O Festival da Fé Católica acaba de entrar para o calendário de eventos oficial da cidade de Itabirito. A festividade foi instituída pela Lei nº 4203, que prevê a realização entre os dias 9 e 12 de outubro. O festival tem como objetivo promover a tradição católica na cidade, reunindo a comunidade local em atividades religiosas, culturais e sociais, além de fortalecer o turismo religioso.
“A criação deste festival é uma forma de valorizar as manifestações religiosas e culturais locais, ao mesmo tempo em que se oferece um espaço para a convivência comunitária, o fomento ao turismo religioso e a promoção da cultura local. Este evento se alinha com os valores de nossa cidade, que têm uma profunda conexão com a fé católica”, explicou a vereadora Rose da Saúde (PSB), autora do Projeto de Lei.
A lei prevê um evento abrangente, contando com a participação de paróquias e movimentos religiosos, mas também de grupos artísticos-culturais e da comunidade em geral. O evento será coordenado por um comitê gestor, formado por representantes das paróquias, grupos de fé e cultura local, com apoio da Secretaria Municipal de Patrimônio, Cultura e Turismo.
A programação
Entre as atividades previstas, destacam-se as celebrações religiosas, como missas, novenas e procissões e música católica, com apresentações de artistas locais e nacionais, além de teatro, palestras, encenações e debates sobre temas religiosos,
Ao mesmo tempo, o festival também deve apresentar movimentos relacionados à arte, cultura e tradição gastronômica, com exposição de arte sacra e manifestações culturais, além de feiras de alimentos típicos, com destaque para a culinária local. Além disso, a programação vai incentivar a integração comunitária, com atividades voltadas para a convivência social e a valorização da fé.
O Festival da Fé Católica também visa impulsionar o turismo religioso na região. Durante os dias do evento, a expectativa é de que visitantes se desloquem para Itabirito, gerando impacto positivo na economia local, especialmente nos setores de hospedagem, alimentação e comércio. O chamado “turismo da fé” tem sido pauta recorrente por toda Minas Gerais.