Imagem: Prefeitura Municipal de Itabirito
Por: Victória Oliveira
O novo veículo, entregue pela prefeitura, transporta até quatro pacientes ao mesmo tempo
Itabirito acaba de receber uma nova ambulância que garante o transporte de até quatro pacientes por meio da rede do Sistema Único de Saúde (SUS) municipal. O veículo foi entregue pela Prefeitura Municipal de Itabirito, numa cerimônia realizada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade, na última segunda-feira (24).
A nova ambulância foi disponibilizada para oferecer mais conforto e eficiência no transporte de pacientes para outros locais da rede de saúde, ou seja, qualquer unidade de atendimento onde o paciente precise continuar seu tratamento, fazer exames ou receber cuidados médicos. Por isso, esse possivelmente não será um veículo utilizado em situações de resgate e emergência.
“O destino principal dessa ambulância é dar assistência aos pacientes da hemodiálise”, explicou o prefeito Dr. Elio da Mata. Trata-se de um tratamento que filtra o sangue de pessoas com insuficiência renal, funcionando com rim artificial. No caso dos pacientes itabiritenses que necessitem realizar esse tratamento, é necessário se deslocar até outra cidade, já que Itabirito não tem um centro de hemodiálise da rede pública.
A questão já foi muito discutida entre os representantes do legislativo no município e continua sendo pauta nas reuniões da Câmara Municipal de Vereadores. No ano passado foi sancionada, inclusive, a Lei Municipal nº 4065/2024, autorizando o Poder Executivo de Itabirito a criar um Centro Especializado em Hemodiálise e Diálise Peritoneal na cidade, mas, até o momento, não há informações públicas sobre o início das obras ou uma previsão concreta para a construção.
O veículo adaptado foi um investimento de cerca de R$ 500 mil. Esse valor foi pago em parte com recursos de emendas impositivas de vereadores da Câmara Municipal de Itabirito e o restante pela própria prefeitura.
“É um investimento muito importante! A gente sabe que saúde é um dos pilares da nossa administração, eu tenho certeza de que isso leva conforto para os pacientes e a gente também oferece um melhor local de trabalho para os nossos servidores e motoristas. Façam bom uso e tenho certeza de que aqui a gente vai levar muita esperança e sonhos de boa uma recuperação”, afirmou o vice-prefeito, Raphael Rondow.