O Liberal
Últimas Noticias
Itabirito
2 min

Itabirito leva experiências de urbanismo à Casa Cor Minas 2025

Itabirito leva experiências de urbanismo à Casa Cor Minas 2025

Victória Oliveira

Itabirito foi destaque no painel Cidades que Cuidam, promovido na quinta-feira (18), em Belo Horizonte, durante a mostra Casa Cor Minas 2025. A participação se deu por meio da Secretaria de Política Urbana e Habitação, que apresentou projetos do município voltados à arquitetura urbana, memória e inovação.

O debate, parte da programação no auditório do CAU/MG + PUC Minas, no espaço Casa Cor, trouxe como tema “Itabirito, cidade que pulsa – arquitetura e urbanismo conectando memória, afeto e inovação”. Entre os exemplos apresentados, o destaque foi para a Praça do Centenário: antes um espaço pouco utilizado, que foi transformado em local de convivência e valorização comunitária.

Representando o município, estiveram presentes a secretária de Política Urbana e Habitação, Amanda Santos, e o arquiteto Marcos Heringer. Eles discutiram o papel dos arquitetos e urbanistas no serviço público, destacando práticas participativas como instrumento de transformação territorial. O evento reuniu profissionais, estudantes e gestores públicos, com foco em políticas urbanas mais humanas, integradas e inclusivas.

Embora seja um marco arquitetônico e cultural para Itabirito, a Praça do Centenário ainda enfrenta alguns problemas que limitam a convivência cotidiana. Desde sua inauguração, episódios de vandalismo, como a depredação de banheiros públicos, somados à baixa fiscalização, têm dificultado a apropriação da área pelos moradores. A ampliação da segurança e ações educativas que fortaleçam o vínculo da população podem ser soluções para esses desafios.

Casa Cor Minas

A Casa Cor Minas, que em 2025 celebra sua 30ª edição, é considerada uma das maiores mostras de arquitetura, design de interiores, paisagismo e arte das Américas. Realizada em Belo Horizonte, neste ano a exposição ocupa o histórico prédio da PUC Minas Lourdes, na Rua da Bahia, e apresenta 49 ambientes assinados por mais de 70 profissionais sob o tema “Semear Sonhos”. Além dos espaços expositivos, a programação inclui debates e encontros institucionais, como o painel promovido pelo CAU/MG, que abriu espaço para discutir experiências de transformação urbana em diferentes municípios.

Todos os Direitos Reservados © 2025

Desenvolvido por Orni