A Prefeitura de Itabirito, por meio do Centro de Educação Ambiental (CEA) do Parque Ecológico, promoveu uma série de atividades, de 5 a 9 de junho, em comemoração à Semana do Meio Ambiente. O objetivo das ações foi trazer uma reflexão sobre as questões ambientais locais e globais, assim como fortalecer o envolvimento dos cidadãos com o meio ambiente do município.
A Semana do Meio Ambiente contou com palestras sobre a preservação do Meio Ambiente com analistas da Vale, atividades lúdicas nas escolas, confecção de peças com garrafas pet, blitz educativa na Praça da Estação, mobilização sobre a coleta seletiva e capacitação para servidores. Além dessas ações, também foram entregues mudas de árvores nativas para o público presente no Parque Ecológico.
“Nossas atividades foram montadas com o intuito de educar a população para os cuidados com o meio ambiente, principalmente com os nossos rios para evitar a degradação do ecossistema”, explicou o secretário de Meio Ambiente, Generoso Cota.
Dentre as ações, destaca-se a capacitação exclusiva para servidores que trabalham com o meio ambiente. Dessa forma, no dia (08/06), o professor adjunto da UFOP e coordenador do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências, Fábio Augusto Rodrigues e Silva, ministrou uma palestra sobre a educação ambiental e sua contribuição para formar cidadãos engajados para trabalhar em prol das causas ambientais.
Outro destaque foi realização de uma roda de conversa com técnicos ambientais da Vale a respeito da biodiversidade da região, que aconteceu em (09/06), no Parque Ecológico. Para alunos da rede pública municipal, o analista Gilson de Deus, falou sobre a tipologia do bioma da Região dos Inconfidentes, ressaltando detalhes sobre a fauna e a flora local.
No mesmo dia, o diretor de Operações Ambientais da Secretaria de Meio Ambiente, Miguel Ribon, apresentou uma palestra sobre a biodiversidade mineira para os alunos da Escola Estadual Engenheiro Queiróz Júnior. Ele falou sobre a importância de se criar unidades de preservação ambiental para mitigar a destruição de trechos da caatinga, cerrado e mata atlântica presentes em nossa região.
O aluno Carlos Oliveira participou de algumas atividades da Semana do Meio Ambiente, e ressaltou a importância de se despertar a consciência nos jovens para não degradarem o planeta. “Aprendi como nosso bioma é frágil e por isso devemos preservá-lo sempre”, finalizou.
O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado anualmente em 05 de Junho. Esta data foi estabelecida pela Assembléia Geral das Nações Unidas em 15 de dezembro de 1972, durante a Conferência de Estocolmo, que tratou do tema Ambiente.