O Liberal
Últimas Noticias
Itabirito
3 min

Itabirito anuncia campanha para idosos, enquanto Clube da Melhor Idade cobra apoio na Câmara

Itabirito anuncia campanha para idosos, enquanto Clube da Melhor Idade cobra apoio na Câmara

Imagem: Freepik

Por: Victória Oliveira

Sancionada com foco no acolhimento e inclusão da população idosa, nova lei municipal contrasta com a realidade vivida pelo Clube da Melhor Idade, que cobra ações efetivas do poder público

Na mesma semana em que a Prefeitura de Itabirito instituiu, por lei, uma nova campanha anual de combate ao abandono de idosos, integrantes do Clube da Melhor Idade ocuparam a Câmara Municipal para protestar contra a suspensão de suas atividades e cobrar mais atenção do poder público.

Itabirito vai realizar, anunalmente, a campanha “Idosos Órfãos de Filhos Vivos”, com o objetivo de combater e conscientizar a população sobre o abandono de pessoas idosas no município. A iniciativa entrou em vigor pela Lei no 4.206, e será realizada no mês de outubro.

De acordo com o texto da lei, originada a partir de um projeto do vereador Pastor Anderson do Sou Notícia (PL), a campanha será voltada para ações educativas, eventos e mobilizações que envolvam o poder público, a sociedade civil e instituições ligadas à causa do envelhecimento, em conformidade com os princípios do Estatuto do Idoso.

As ações poderão incluir e eventos públicos; promoção de palestras e atividades nos núcleos de convivência; e ações de conscientização nas mídias digitais, com o objetivo de fomentar o debate e fortalecer a rede de proteção aos idosos, com foco no ambiente familiar e no papel da sociedade no acolhimento e cuidado com essa população.

“A criação desta lei é uma resposta direta à necessidade urgente de enfrentamento do abandono de idosos, um problema social que exige ação, empatia e compromisso coletivo. A conscientização e o engajamento social são fundamentais para transformar essa realidade e criar um ambiente mais digno para todos os idosos”, afirmou o Pastor Anderson.

Câmara de Itabirito recebe integrantes do Clube da Melhor Idade para reivindicações

Mesmo com incentivo do município à inclusão da população idosa, reforma em Mercado Municipal tem gerado dificuldades para os integrantes do Clube da Melhor Idade. Na última reunião ordinária da Câmara Municipal de Itabirito, realizada na segunda-feira (07/04), os integrantes do Clumi (Clube da Melhor Idade), entre eles o presidente Orlando Campos, estiveram presentes em um protesto pacífico.

O pedido do grupo foi pela retomada das atividades do clube e mais atenção do poder público às necessidades da população idosa da cidade. O Clumi é reconhecido por promover aulas de artesanato, ginástica, yoga, passeios, encontros sociais e bailes que reúnem dezenas de participantes semanalmente.

Contudo, desde janeiro deste ano, os tradicionais bailes promovidos pelo Clumi estão suspensos, em decorrência das obras de reforma e requalificação do Mercado Municipal — local onde funciona a sede do clube. As intervenções têm impactado diretamente o funcionamento do centro de convivência e o calendário de atividades dos idosos.

O secretário da Câmara, vereador Manoel da Autoescola (PT), manifestou apoio aos idosos e se comprometeu junto ao Executivo por alternativas que assegurem o bem-estar da melhor idade durante o período de obras: “Os idosos do Clumi têm uma história linda de participação ativa na cidade, e vamos cobrar uma solução temporária para que eles continuem exercendo seu direito de viver com dignidade, saúde e alegria.”

Todos os Direitos Reservados © 2025

Desenvolvido por Orni