Imagem: Freepik
Por: Victória Oliveira
A prefeitura de Itabirito abriu, nesta segunda-feira (10), um formulário para cadastro de pessoas com deficiência que visa garantir acesso prioritário nos espaços reservados a eles durante a realização do carnaval. O cadastro não é obrigatório, mas garante mais agilidade nos atendimentos, evitando filas. O formulário estará aberto até o dia 25 de fevereiro.
O cadastro pode ser realizado tanto por pessoas com deficiências físicas ou múltiplas, quanto por pessoas com deficiências ocultas, como é o caso da surdez, do transtorno do espectro autista (TEA) e das deficiências cognitivas. As inscrições podem ser feitas pelo aplicativo do município, o Conecta Itabirito, disponível para download nas lojas de aplicativo. Para se inscrever, é necessário apresentar/ preencher:
● Nome completo
● Código Internacional de Doenças (CID) da sua deficiência
● Se há necessidade de acompanhante
● Foto recente de rosto
● Documento de identidade
● Laudo médico com a CID
O Espaço PCD do carnaval de Itabirito, espaço destinado a pessoas com deficiência, ficará localizado próximo à Praça da Bandeira. Segundo a secretária de Patrimônio, Cultura e Turismo, Junia Mello, este ano o espaço estará mais seguro, mais confortável e mais bem estruturado.
A Lei Brasileira de Inclusão, número 13.146 de 6 julho de 2015, afirma que o poder público deve promover a participação da pessoa com deficiência em atividades artísticas, intelectuais, culturais e recreativas, e que pessoas com deficiência tem direito à cultura, ao esporte, ao turismo e ao lazer em igualdade de oportunidades com as demais pessoas.
Além de oferecer mais rapidez para acesso dos espaços reservados à PcD’s no Carnaval, o formulário tem também o intuito de criar um banco de dados para o planejamento de políticas mais exclusivas, segundo a prefeitura.