O Liberal
Itabirito
3 min

Implantação do Rotativo incentiva primeiro emprego em Itabirito

Implantação do Rotativo incentiva primeiro emprego em Itabirito

A partir do dia 1º de fevereiro, a implantação do Estacionamento Rotativo na região central do município ajudará na busca pelo primeiro emprego dos jovens de Itabirito. Com a iniciativa, serão gerados cerca de 20 novos postos de trabalho dentro do Projeto Pacaprof, o Programa Adolescentes a Caminho da Profissionalização, antigo Gideões Mirins. Os novos profissionais ficarão com a responsabilidade de orientar e advertir os condutores de veículos na cidade. “O Estacionamento Rotativo não só melhora o trânsito, como passa a ter uma função social de qualificar e tirar os jovens da ociosidade e dos desvios de conduta, gerando renda e ajudando no orçamento familiar”, explica Denilson Braga, secretário de Segurança e Trânsito da Prefeitura de Itabirito.

Na última sexta-feira, dia 28, cerca de 20 jovens, de 16 e 17 anos, participaram de uma capacitação, na Casa de Cultura Maestro Dungas, para estarem aptos a realizar o serviço na cidade. “O papel de vocês é fundamental, principalmente nos primeiros dias, quando iremos orientar os motoristas quanto às regras, deveres e obrigações na direção. Sejam todos bem vindos, aproveitem essa oportunidade de ajudar no trânsito da cidade e de ter o primeiro emprego, que beneficiará também a família de vocês”, enfatizou Denilson Braga durante o encontro.

Ainda segundo o secretário, os novos profissionais terão todos os direitos garantidos, com a Carteira de Trabalho assinada e incentivo aos estudos, pois é um pré-requisito para fazer parte do projeto. Os jovens estarão, de segunda a sexta-feira, nos pontos destinados ao Estacionamento Rotativo, orientando os motoristas e indicando os postos de venda do talão. Durante a realização do curso, os adolescentes aprenderam a como se apresentar aos condutores de veículos, boas maneiras e as regras de trânsito. “Vocês serão o cartão de visita da cidade, por isso, devem estar sempre atentos às normas e regras para saberem informar corretamente os motoristas”, destacou Gisele de Fátima Silva, palestrante do curso.

Segundo a estudante Lidiane Ferreira Mariano, a iniciativa da Prefeitura está beneficiando não apenas os jovens, mas proporciona melhoria na renda de toda a família. “Estou muito feliz com a oportunidade do meu primeiro emprego. Antes, quando eu procurava um trabalho, sempre me pediam experiência, o que é difícil na nossa idade. Agora, posso trabalhar, ter meu próprio dinheiro e ainda ajudar minha família”, conta a estudante.

Fique por dentro

A folha do Estacionamento Rotativo custa apenas R$ 1,00 e dá direito à permanência do veículo por 2 a 3 horas, de acordo com a sinalização regulamentadora do local. O motorista poderá adquirir a folha do rotativo em um dos 48 postos de venda, que estarão identificados com um adesivo personalizado. O horário de funcionamento do estacionamento rotativo será de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e no sábado, das 8h às 13h. Aos domingos e feriados, o estacionamento é livre.

Todos os Direitos Reservados © 2024

Desenvolvido por Orni