O Liberal
Itabirito
3 min

Hino de Itabirito também é hino de cidade na Bahia

Hino de Itabirito também é hino de cidade na Bahia

A Cidade de Licínio de Almeida, BA. IMAGEM: Caio Felipe Do Vale / Wikipedia

REPORTAGEM: Raquel Barakat

A peculiar “homenagem”, reconhece, involuntariamente, a qualidade da composição citadina

Nesta semana, um vídeo na rede social YouTube ganhou repercussão nas redes sociais, principalmente entre moradores de Itabirito. O material se trata de um plágio do hino de Itabirito.

Com pequenas alterações, a letra e melodia são cópias carbono do hino de Itabirito, composição de José Bastos Bittencourt e arranjo para banda de Maestro Dungas, criado em 1959.

A letra destaca as belezas da cidade mineira e o afã de progresso.

O plágio, no entanto, ocorre na cidade de Licínio de Almeida, no estado da Bahia.

A cidade tem apenas 62 anos de existência, enquanto o hino de Itabirito completou 65 anos e a cidade, 101 anos de emancipação.

As únicas alterações foram o nome de Itabirito substituído por Licínio de Almeida e, no lugar de Minas Gerais, substituíram por Bahia.

O material, apesar de levado com bom humor entre alguns populares, gerou certas indignações.

Lauro Bastos se pronuncia

Lauro Bastos, filho do compositor do hino, professor e ex-prefeito José Bastos Bittencourt, se pronunciou sobre o assunto. Lauro é um dos sócios da TV Itabirito e figura querida na cidade, além de amplo conhecedor de histórias de Itabirito.

“Eu, como filho do autor do Hino de Itabirito, fico triste em ver que uma cidade vem enganando seus munícipes há muito tempo. Este fato da cópia barata do hino que meu pai compôs e é oficial da nossa cidade, já sei desde 2018, quando o professor Ivacy Simões encontrou em uma de suas pesquisas na internet e imediatamente me reportou. Na época, procurei algumas pessoas e ninguém deu importância! Agora, alunos das escolas que faziam pesquisa sobre o nosso hino, tornaram a encontrar e está aí pra todos verem! A cidade de Licínio de Almeida não tem nenhuma característica com a história contada na letra do hino!”, protestou Lauro.

“Pois bem, depois de todo o rebuliço, o jurídico da nossa prefeitura já está tomando as providências necessárias para que a cidade baiana deixe de usá-lo! Na época entrei em contato com a Secretária de Cultura da cidade baiana e me disseram que uma professora, que era mineira, é que foi a autora do hino! Eu ri bastante. Só pra pensar, a cidade baiana foi fundada em 1962 e o hino de nossa Itabirito, composto por meu pai, José Bastos Bittencourt, tornou-se o hino oficial de nossa cidade em 1959 pelo governo de Antônio Gomes Batista!”, arrematou Lauro.

Prefeitura Baiana não se manifestou

Entramos em contato com a prefeitura de Licínio de Almeida, porém não obtivemos retorno.

A prefeitura de Itabirito busca anular a utilização da cópia.

Assista o vídeo objeto da polêmica:

Abaixo, para comparação, o hino de Itabirito:

Todos os Direitos Reservados © 2024

Desenvolvido por Orni