Guarda Municipal seguiu veículo até conseguir interceptá-lo e dar ordem de parada. Imagem: Guarda Municipal de Itabirito
Por: Victória Oliveira
Ele também dirigia inabilitado e portava pequenas quantidades de drogas
A Guarda Municipal de Itabirito apreendeu, na última quinta-feira (20), através da ação das Rondas Ostensivas, a ROMU, um motorista inabilitado que ameaçou pessoas na BR-356 com uma suposta arma de fogo, que na verdade se tratava de um simulacro, isto é, uma réplica.
Uma denúncia anônima indicou que um homem, em uma Fiat Strada, estava dirigindo de forma agressiva e fazendo ameaças a pessoas que transitavam na via pública próximo ao Acesso II de Itabirito. Foi avisado que ela portava uma arma de fogo, e que a usava para intimidação. A equipe, então, realizou patrulhamento nas proximidades e encontrou o veículo, passando pela BR-356 e entrando na cidade na altura do Restaurante Paraki.
Os guardas conseguiram acompanhar o veículo, dar ordem de parada no bairro Santa Efigênia e abordar o condutor, que não possuía habilitação. A guarda informou que, durante buscas no carro, foram encontradas um simulacro de revólver e munições intactas que seriam, aparentemente, de “airsoft”, isto é, projéteis de plásticos não letais.
Também foram encontradas, nos veículos, uma pequena quantidade de substâncias análogas à maconha, crack e cocaína. “O motorista admitiu ter feito o uso de várias drogas momentos antes de dirigir (…). Durante a abordagem, foram percebidos vários sinais de alterações, como fala desconexa, agressividades nas palavras, nervosismo extremo, falta de entendimento das ordens emanadas pelos agentes e irritação constante”, afirmou a Guarda Municipal em depoimento.
Ele recebeu voz de prisão por direção sob efeito de entorpecentes, porte de drogas e ameaça utilizando simulacro. O homem foi encaminhado para UPA e depois para a Delegacia de Polícia Civil de Ouro Preto.