Superação e saudade. Esses foram os sentimentos aflorados no último encontro da 1ª turma do Grupo de Coluna, oferecido pelo Centro Municipal de Reabilitação e Fisioterapia da Prefeitura de Itabirito, no dia 8 de julho. Durante um ano, cerca de 20 pessoas, apoiadas por três fisioterapeutas, reuniram-se, três vezes por semana, para tratar fortes dores na coluna. “Eles vieram encaminhados por um médico e o nosso foco é tirar o dor do paciente. O índice de desistência é mínimo e, devido à melhora, os encontros passaram a acontecer duas vezes por semana”, relatou Ana Carolina Tupinambá Lanna, fisioterapeuta do grupo.
“Além de melhorar as minhas dores, o grupo melhorou a minha autoestima. Sou um homem recuperado por elas”, disse Olávio Rodrigues do Reis, referindo-se às profissionais. Para Patrícia Pereira Santos Oliveira, o aprendizado será levado para toda a vida e repassado aos familiares. “Foi muito bom mesmo participar do grupo. Antes eu tomava remédio todos os dias e, depois que eu comecei a fazer fisioterapia, eu parei”, confessou Geraldo Moreira Barbosa.
Nos encontros são ensinadas técnicas de fisioterapia para cuidar da postura, consciência corporal, além de proporcionar momentos de integração e socialização entre os integrantes, que serão encaminhados para o grupo “Mexa-se”, também da Prefeitura, para continuarem o tratamento. “Concluímos o trabalho, porque os pacientes tiveram uma melhora muito significativa. Já existe uma fila de espera de 60 pessoas. Mas eles não perdem o vínculo com a clínica e com os profissionais”, explica Simone Renata Menezes Braga, fisioterapeuta.
“Foi muito prazeroso. Para nós, é muito importante ter o trabalho reconhecido. Isso sem contar que a melhora dos pacientes não tem preço”, avaliou Alessandra Abrahão Menezes Braga, também fisioterapeuta. Para outras informações sobre as próximas turmas do Grupo de Coluna, ligue (31) 3563-4776.