Durante evento, professoras e monitoras apresentaram projetos desenvolvidos em sala de aula com resultados positivos
O último sábado, 19, foi de muito aprendizado e troca de experiências entre professoras, monitoras, supervisoras, diretoras e vice-diretoras da rede municipal de educação infantil. As profissionais, que trabalham com crianças de zero a cinco anos em creches, Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e escolas da rede pública, participaram do I Fórum de Práticas Pedagógicas, realizado na Escola Municipal Anna Amélia Queiroz.
O encontro, que contou com cerca de 150 pessoas, teve o objetivo de promover o compartilhamento das melhores práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas, apresentando novos métodos e novas ideias para as professoras. “Este encontro é a culminância do processo de trabalho desenvolvido durante todo o ano em sala de aula. Esperamos que seja o primeiro de muitos, pois é uma forma de fechar o ano letivo com o protagonismo dos professores”, explica o coordenador pedagógico da editora Positivo, empresa que possui parceria com a Prefeitura para disponibilização de material didático, Sílvio Alexandre dos Santos.
De acordo com a diretora dos Cmeis, Jussara Guimarães Martins Malheiros, em anos anteriores, era realizada uma mostra literária, mas faltava o espaço da troca de experiências. “O processo realizado apenas com a mostra estava incompleto. Precisávamos criar um espaço de troca, em que fosse apresentado o passo a passo do processo e não apenas o resultado”, diz. “Era preciso que houvesse um momento para que fossem citados os pontos positivos e negativos”, completa a diretora de ensino fundamental I, Clea Braga.
Troca de experiências
Para o fórum, as professoras foram incentivadas a inscreverem os projetos desenvolvidos durante o ano que apresentaram os melhores resultados. Os trabalhos foram apresentados para os outros profissionais, demonstrando a forma de realização, os resultados e o que poderia ter sido feito de forma melhor. “Este tipo de atividade é interessante, pois traz novidades, proporciona a troca de conhecimento e permite que a gente possa utilizar a experiência de outros colegas. Acrescenta bastante para nosso trabalho”, disse a professora da Apae Alessandra Pedrosa, que apresentou o trabalho desenvolvido por ela e acompanhou a apresentação de outras colegas.
A coordenadora do Cmei Cantinho Feliz, Elisa Helena, ressaltou que o fórum foi importante também para valorizar os profissionais. “É importante para valorizar o que é realizado dentro de sala e também os profissionais, levantando a auto-estima”, destacou.