Festa contou com apresentação teatral, shows e oficinas
O último sábado, 16, foi dia de comemorar uma das iguarias mais tradicionais de Itabirito. A Feira Gastronômica do Pastel de Angu foi realizada na Praça da Estação em conjunto com o Circuito Itabirito de Arte e Cultura, projeto que acontece mensalmente e é viabilizado por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.
Durante todo o dia, o público apreciou uma variada programação gratuita que contou com a apresentação da peça teatral “O Auto do Boi”, encenada pelos alunos do Atelier de Artes Integradas, e shows das bandas Megaphone, Refinaria e Gabriela Pepino. A gastronomia ficou por conta das mantenedoras do modo de fazer o pastel de angu, que são as pessoas que preservam o modo tradicional de fazer a iguaria, registrado como Patrimônio Imaterial da cidade.
De acordo com o secretário de Patrimônio Cultural e Turismo, Ubiraney de Figueiredo, o festival tem um importante papel de preservação da cultura itabiritense. “É uma oportunidade de resgatar a história da cidade, trazer entretenimento cultural de qualidade para a população e ainda movimentar a economia”.
Para a moradora do Centro Jussara Serra, o evento foi muito positivo. “A festa foi muito bem organizada, com opções de pasteis diversificados e boas atrações. O ambiente estava bem familiar e acolhedor. O evento é importante para atrair turistas e valorizar quem trabalha com o pastel”, disse.
Oficinas
Uma das grandes atrações da festa foi a realização de oficinas do modo de fazer do pastel de angu. As mantenedoras foram responsáveis por ensinar a tradição para o público, passando receitas da massa, recheios, explicando os macetes e até mesmo contando um pouco da história do pastel. “Não somos eternas, por isso é importante passarmos para frente o que aprendemos e ajudar a manter viva nossa tradição. Agradeço a oportunidade de estar aqui dividindo meu conhecimento e também divulgando meu trabalho”, disse Lucimeire Pereira, a Zizi, uma das mantenedoras certificadas.
Para as alunas, as oficinas representaram um momento único. “Moro em BH e sempre compro os pastéis de angu de Itabirito. Já havia tentando fazer em casa, mas achei muito complicado. Agora acho que vou ter mais sucesso”, explica Orlene Siqueira. “A aula foi incrível. Consegui entender bem como faz o pastel”, completou a estudante de gastronomia, Emmanuelle Gonçalves.
Festival de Turismo
As atividades do Festival de Turismo seguem até o dia 29 de setembro. A programação completa está no site itabirito.mg.gov.br