O Liberal
Itabirito
5 min

Feira do livro de Itabirito é sucesso de público com atrações diversas

Feira do livro de Itabirito é sucesso de público com atrações diversas

Com homenagem aos poetas mineiros, XII Feira do Livro estimulou a leitura entre itabiritenses

A XII Feira do Livro de Itabirito aconteceu entre os dias 4 e 8 de outubro, na Praça da Estação, e o público lotou as variadas atrações do evento. Em 2017, a feira trouxe o tema Minas pendor poético: homenagem aos poetas mineiros. Nesta edição foram distribuídos mais 500 livros no valor de R$ 20,00 cada por meio dos apoiadores, empresários e pessoas físicas.

Uma das atrações foi a oficina “Lê para mim”, uma homenagem à poetisa Ana Amélia de Queiroz, na qual os alunos das escolas Professor Tiburcio e Laura Queiroz aprenderam um pouco sobre a autora, que serviu de inspiração para a construção de poemas. “Achei muito interessante a homenagem e isso nos incentiva a escrever poesia e brincar com as palavras”, destaca Maria Eduarda Ribeiro Silva, participante da oficina.

Também teve programação para as crianças dos 1º e 2º anos das escolas municipais. Elas participaram da recreação “Binha” com Clubinho da Banca: teve apresentação de histórias e músicas infantis que deixaram todos animados. Ana Clara, de oito anos, era uma das mais entusiasmadas durante o evento. “Achei muito legal a leitura, as histórias. Aqui a gente aprende muito”.

Durante a abertura, na noite do dia 5, o prefeito Alex Salvador falou da importância de um evento deste para a cidade. “A Feira do Livro é fantástica. Além de incentivar a leitura, que é muito importante, esse evento possibilita o contato entre os jovens leitores e os escritores. Assim, a leitura se torna um hábito e, sem dúvidas, ajuda Itabirito a ter uma educação de altíssimo nível”.

Tarde de autógrafos com Gustavo Gaivota

A tarde de autógrafos com o escritor Gustavo Gaivota foi mais uma atração da programação. Autor de livros como Uma janela entre dois amigos e Chico Juba, Gaivota ressaltou o contato com o público infantil. “Gosto muito de escutar, criar e contar histórias. Eventos como essa feira são muito importantes, porque as crianças precisam dar vida às histórias que estão dormindo nos livros. Quando contamos um pouco, falamos dos personagens, a história ganha sentido”.

Sentimento compartilhado com o público. “Hoje, a mesma tecnologia que aproxima distancia. É um desafio. A leitura promove não só a aproximação, mas visão crítica. Precisamos desenvolver isso nas crianças”, destacou Jucilene Pereira, que esteve na feira com a filha Yohanna, de oito anos. “Eles chegam e contam a historinha que a professora leu na escola, têm vários livros em casa. É muito importante”, completou Ângela Gonçalves, que levou os netos Edu, de quatro anos, e Enzo, de cinco.

Bate-papo com Ike Yagelovic

Com a presença de dezenas de jovens, o bate-papo com o diretor de jornalismo da Bandnews em Belo Horizonte, Ike Yagelovic, foi um dos destaques da programação. “Acompanho a Feira do Livro desde a criação. É de fundamental importância o estímulo à leitura e essa oportunidade de troca de experiências. Toda forma de aproximação com o público é válida”, exaltou a jornalista Carina Toledo.

Ike abordou da trajetória profissional à paixão por corridas, passando pelo atual cenário da comunicação. “A leitura, a corrida, a necessidade de mudanças estão no nosso dia a dia. A gente discutiu aquelas velhas questões: se o rádio está acabando, se o livro está acabando. E assim levantamos mais questões para os participantes refletirem. Essa interação olho no olho, presencial, é muito legal”, detalhou.

Café conosco: encontro dos autores itabiritenses

A valorização regional foi um ponto forte da Feira do Livro. Tanto na literatura, como nas artes, Itabirito se fez presente por meio da produção municipal. Autores locais foram convidados para um delicioso café, recheado de poesia e apresentações artísticas. Na ocasião, alunos do Atelier de Artes Integradas declamaram poesias escritas pelos autores e bailarinas da Escola de Dança Formas encheram o espaço de graciosidade. A noite terminou com muita animação com o show Minabloco, que convidou a cantora Letícia Garcia para completar a festa.

Jogos literários

Outra atração que movimentou a Feira do Livro foram os 1º Jogos Literários de Itabirito. Alunos do Centro Educacional Municipal de Itabirito (Cemi) e integrantes da Pastoral da Criança compartilharam conhecimentos em provas ligadas à literatura, como proclamação de poesias, encenação, músicas, entre outras atividades que movimentaram os jogos.

Parcerias

A XII Feira do Livro de Itabirito é uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Patrimônio Cultural e Turismo, viabilizada a partir de parcerias com a Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Itabirito – Adesita, o Clubinho da Banca, e o patrocínio das empresas ITA e GERDAU. O evento teve a coordenação da Diretoria de Cultura/Biblioteca Pública Municipal Professor Diaulas de Azevedo.

Todos os Direitos Reservados © 2024

Desenvolvido por Orni